Diário do Alentejo

Alterações climáticas são “prioridade” de Mariana Aiveca

02 de julho 2019 - 15:55

As alterações climáticas e a gestão pública e municipal da água, “sem privados nem Águas de Portugal”, serão dois dos temas centrais da campanha de Mariana Aiveca, novamente cabeça-de-lista do Bloco de Esquerda (BE) pelo círculo de Beja às próximas eleições legislativas.

“O programa, obviamente, será elaborado pelos candidatos. Mas não se estranhará que estejam em cima da mesa temas como as alterações climáticas; a gestão pública e municipal da água, sem privados nem Águas de Portugal, bem como a necessidade de impor regras de ordenamento agrícola”, diz Alberto Matos, responsável da coordenadora distrital de Beja do BE, recordando que o partido já apresentou três projetos legislativos para “limitar o cerco das monoculturas intensivas e superintensivas” no perímetro de rega do Alqueva.

 

Os direitos sociais e laborais e a defesa dos serviços públicos de saúde, educação e segurança social e o “combate ao trabalho escravo, modelo social associado ao novo latifúndio de regadio, no Alqueva e nas estufas de Odemira”, são outras das prioridades do Bloco para a próxima campanha.

 

Deputada pelo BE entre 2005 e 2015, Mariana Aiveca é funcionária pública aposentada e lidera uma lista maioritariamente feminina. Dos seis candidatos apenas dois são homens: Pedro Gonçalves, deputado municipal em Odemira ocupa a segunda posição, e o independente Joaquim Brás, encarregado-geral na Somincor, surge em quinto lugar. As professoras Cristina Ferreira e Gina Mateis e a assistente social Cláudia Figueira, ocupam as restantes posições.

Comentários