Diário do Alentejo

Legislativas: Pedro do Carmo reúne apoios para recandidatura

28 de junho 2019 - 15:25

A decisão foi unânime: o secretariado da Federação Distrital do PS e os presidentes de câmaras socialistas do distrito querem ver o atual deputado, Pedro do Carmo, a encabeçar a lista do partido às próximas legislativas. A escolha dos cabeças-de-lista é competência do secretário-geral do PS, António Costa.

A comissão política nacional do PS reuniu ontem para definir o processo de escolha dos futuros deputados: “as federações deverão ter em consideração a capacidade de representação e de compromisso com a actividade do grupo parlamentar, nomeadamente a dedicação no exercício do mandato, a sua capacidade de representação e o empenhamento demonstrado”. Critérios que “encaixam” no perfil do atual deputado por Beja, assegura fonte federativa, sublinhando que o desempenho de Pedro do Carmo já foi objeto de avaliação pela direção da bancada parlamentar.

 

Esta semana, o deputado iniciou contactos com autarcas, dirigentes dos órgãos distritais e estruturas partidárias, incluindo a Juventude Socialista e as Mulheres Socialistas do Baixo Alentejo, para elaborar uma proposta de lista que terá de ser aprovada a nível distrital antes de ser enviada para Lisboa.

 

De acordo com a deliberação da  comissão política nacional, as listas deverão ser “tendencialmente paritárias”. O que quer dizer que terá de existir, no mínimo, 40 por cento de representação de um dos sexos.

 

Além da escolha de todos os cabeças-de-lista, António Costa irá ainda “designar, indicando o seu lugar de ordem, 30 por cento do número total de deputados eleitos na última eleição”.

Comentários