Diário do Alentejo

Ferrovia: Parlamento quer passageiros entre Sines e Elvas

28 de junho 2019 - 14:20

O Parlamento aprovou , por unanimidade, uma resolução que partiu de iniciativas do PCP e PSD no sentido de que a linha ferroviária entre Sines e Elvas sirva para transporte de passageiros e tenha mais paragens. O texto final agora aprovado resultou de um consenso verificado na Comissão de Economia, Inovação e Obras Pública, depois de o PCP ter apresentado duas resoluções e o PSD outra com recomendações ao Governo sobre o aproveitamento a dar à linha entre Sines e Elvas.

 

Nos seus dois diplomas de origem, a bancada comunista pediu ao Governo "medidas para o pleno aproveitamento do investimento na construção desta linha no âmbito do transporte de mercadorias e no âmbito do transporte de mercadorias".

 

Para o PSD, "as virtudes deste projeto são claramente incontestáveis", mas "existem um conjunto de intervenções ao longo do projeto que não estão clarificadas em todos os documentos oficiais". Seguindo o PSD, essa clarificação não está feita "no que respeita às paragens dos comboios de mercadorias, mas também a utilização de toda a linha no âmbito do transporte de passageiros".

 

O PSD entende que, nesta linha, deverão ser asseguradas paragens de comboios de mercadorias em pleno Alentejo, "nomeadamente em Évora, Vendas Novas e zona dos mármores (Estremoz, Borba, Vila Viçosa e Alandroal)". Por essa via, acrescenta o Grupo Parlamentar social-democrata, assegura-se "a todos os potenciais beneficiários (sobretudo às empresas) o uso pleno desta importante infraestrutura".

Comentários