Diário do Alentejo

António Borges Coelho homenageado em Évora

27 de junho 2019 - 11:00

O historiador António Borges Coelho, autor do livro “A Inquisição em Évora”, publicado em 1987, vai ser distinguido com a Medalha de Ouro desta cidade alentejana, no sábado, feriado municipal. Na cerimónia do Dia da Cidade, marcada para as 11h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o município de Évora vai homenagear, não só o historiador, mas também o ex-funcionário camarário João Bilou, atribuindo-lhe a Medalha de Mérito Municipal – Classe Ouro.

 

No caso de António Borges Coelho, o homenageado com a Medalha de Ouro da Cidade, a câmara destacou tratar-se de um “historiador, catedrático e poeta” e também de “um reconhecido lutador antifascista”, que publicou, em 1987, o livro “A Inquisição em Évora”. O historiador, natural de Murça, Trás-os-Montes, onde nasceu a 7 de outubro de 1928, foi distinguido pelo Governo, no final de maio, com a Medalha de Mérito Cultural, devido ao seu percurso de vida “caracterizado pela intensa atividade política e académica”.

 

No ano passado, foi agraciado com o Prémio da Universidade de Lisboa, tributo de consagração pelo trabalho que desenvolveu naquela instituição, e com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, além de acumular outras distinções anteriores.

 

Quanto a João Vicente Marques Bilou, antigo funcionário da câmara, que passa a deter a Medalha de Mérito Municipal – Classe Ouro, “tem desenvolvido ampla atividade na política e associativismo”, realçou a autarquia. A título de exemplo, a autarquia apontou a atividade de João Bilou “como ator, encenador e diretor” na Sociedade Operária de Instrução e Recreio (SOIR) – Joaquim António d’Aguiar

 

Na cerimónia de sábado, vai ainda ser lançado o livro “Évora, Urbe Áurea”, cuja exposição fotográfica e multimédia se encontra patente na Feira de S. João, que está a decorrer na cidade. O autor das fotografias é Luís Pavão e os textos são da autoria de Manuel Branco, Cármen Almeida e também de Luis Pavão.

 

A edição deste ano da Feira de S. João, em Évora, que tem como tema central a candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura em 2027, abriu portas na passada sexta-feira e decorre até ao próximo domingo.

 

Comentários