Diário do Alentejo

Primeiro hotel “Revive” inaugurado em Elvas

23 de junho 2019 - 01:00

O ministro do Planeamento, Nelson de Sousa, congratulou-se com a abertura oficial no interior do país do hotel Vila Galé Collection Elvas (Portalegre), o primeiro a ser inaugurado no âmbito do programa Revive. “Neste momento o Revive tem identificados 33 imóveis, metade dos quais estão no interior do país. O Revive para além de ter a preocupação da cultura, também tem preocupação do território uma vez que metade destes edifícios estão localizados no interior do país”, disse.

 

Nelson de Sousa falava na cerimónia de inauguração da unidade hoteleira - que resultou da reabilitação do Convento de São Paulo, após um investimento de nove milhões de euros - em representação do primeiro-ministro, António Costa que, “por imperativos de agenda”, não marcou presença no evento.

 

O ministro do Planeamento congratulou-se ainda por ter sido o Convento e Igreja de São Paulo o primeiro imóvel que foi a concurso no âmbito deste programa governamental e por ter sido também o primeiro a abrir as suas portas. “O convento e a Igreja de São Paulo foi o primeiro a abrir o concurso e foi o primeiro a nível nacional a entrar efetivamente em funcionamento, estão, pois, todos os seus protagonistas, hoje, de facto, de parabéns”.

O presidente do grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, destacou na sua intervenção no decorrer da cerimónia a importância que o programa Revive possui e congratulou-se com a abertura de mais uma unidade hoteleira do grupo. “O Revive é indiscutivelmente daquelas coisas que é obvia, é uma necessidade imperiosa do país recuperar o nosso património, que é valioso”, disse.

 

O hotel Vila Galé Collection Elvas, de quatro estrelas, contou com um investimento de nove milhões de euros, tendo a abertura ocorrido no dia 31 de maio. O Convento de São Paulo, localizado no centro de Elvas, classificado como Património da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), foi o primeiro, numa fase inicial, de 33 imóveis do Estado a ser colocado a concurso para concessionar a privados, no âmbito do programa Revive. A unidade hoteleira, que criou 43 postos de trabalho diretos, é composta por 79 quartos.

 

O Revive é um programa conjunto dos Ministérios da Economia, Cultura e Finanças, que pretende valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atratividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias zonas do país. Através de investimentos privados escolhidos por concurso, o Revive prevê recuperar imóveis para os tornar aptos para atividades económicas, nomeadamente nas áreas de hotelaria, restauração e cultura, ou outras formas de animação e comércio.

Comentários