Diário do Alentejo

Ana Moura atua na Feira de S. João em Évora

21 de junho 2019 - 08:00

A edição deste ano da Feira de S. João, em Évora, que tem como tema central a candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura em 2027, abre portas nesta sexta-feira.Promovido pelo município em parceria com as instituições do concelho e da região, o certame, um dos mais tradicionais do Alentejo, decorre até ao final deste mês, como é habitual, no Rossio de S. Brás, localizado às portas do centro histórico.

 

Segundo a autarquia, o rossio "transforma-se", durante 10 dias, em "local de romaria da população e de forasteiros, que procuram nesta feira franca momentos de lazer e de diversão", mas também em "montra" para instituições e agentes, que vão "dar conhecer o seu trabalho ou negócio".

 

A Feira de S. João, que integra as comemorações do Feriado Municipal, dia de S. Pedro (29 de junho), começa, na sexta-feira, às 18h00, com a sessão de abertura oficial, seguindo-se a inauguração das exposições de fotografia e multimédia "Évora, Urbe Áurea", comemorativas dos centenários do Grupo Pró-Évora e da Escola Secundária Gabriel Pereira e a das freguesias.

 

Um dos destaques do primeiro dia é o concerto da fadista Ana Moura, no palco principal, estando previstas as atuações da artista espanhola Esperanza Fernandez, que canta José Saramago, no sábado, e o grupo Indie Pop-Rock Happy Mess, no domingo.

 

O Encontro Regional de Etnografia e Folclore, com organização da Fundação INATEL (segunda-feira), Pedro Mestre (terça-feira), Dino d'Santiago (quarta-feira), Pedro Calado (dia 28), Mundosegundo & Sam The Kid (29) e Madrepaz e Uxu Kalhus (30) compõem o restante cartaz. A "alteração mais significativa", segundo o município, resulta das obras de remodelação do Palácio de D. Manuel, no Jardim Público, que vão levar a que o palco principal seja transferido para a zona de estacionamento junto à muralha, na entrada Oeste do recinto.

 

No capítulo desportivo, há a registar a realização do tradicional Grande Prémio de S. João, agendado para sábado, cuja novidade é a sua realização à noite, com início às 19h30. Além de mostras de atividades económicas, de artesanato e de artes decorativas, a Feira de S. João conta ainda no seu programa com iniciativas desportivas e culturais, marchas populares e apresentação de livros.

 

Criada por alvará de D. Sebastião, a feira realizou-se pela primeira vez a 24 de junho de 1569. A candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027 foi assumida pelo município em fevereiro deste ano.

Comentários