Diário do Alentejo

Escolas de A-do-Pinto e de Vales Mortos não encerram

18 de junho 2019 - 09:45

As escolas de A-do-Pinto e de Vales Mortos, no concelho de Serpa, de acordo com a câmara municipal, não vão encerrar. A confirmação oficial foi dada pela Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (Dgest), na semana passada.

 

A Câmara Municipal de Serpa avançou que, no passado dia 28 de maio, após ter denunciado na comunicação social “a possibilidade de encerramento de duas escolas no concelho”, nomeadamente, a escola de A-do-Pinto e a escola de Vales Mortos, o presidente da autarquia recebeu um telefonema, "primeiro da secretária de Estado da Educação e mais tarde da diretora Regional de Educação, a garantirem que as escolas não encerravam”.

 

A autarquia adianta, agora, que recebeu, na semana passada, um ofício oficial, datado de 5 de junho, da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (Dgest), que “confirma que não está previsto o encerramento das referidas escolas”.

 

“Verificamos que só depois de ser enviada nota de imprensa à comunicação, e de esta ter sido divulgada, é que houve uma resposta verbal por parte das entidades responsáveis. Coincidências”, considera a Câmara Municipal de Serpa, em comunicado enviado.

 

A autarquia lembra que, anteriormente, “foi dado a autarquia, em abril, um prazo de 10 dias para se pronunciar sobre a proposta de não funcionamento, no ano letivo de 2019/2020, das referidas escolas” e que foram, desde então, “feitas reuniões e pedidos esclarecimentos por escrito à Dgest sobre a posição do ministério quanto ao encerramento das escolas”.

 

Comentários