Diário do Alentejo

Catarina Martins debate olival em Ferreira

17 de junho 2019 - 10:30
Foto DRFoto DR

Catarina Martins, coordenadora nacional do Bloco de Esquerda (BE), vai estar hoje, segunda-feira, dia 17, pelas 16:30 horas, no concelho de Ferreira do Alentejo. Em debate vai estar o olival superintensivo.De acordo com um comunicado do Bloco de Esquerda, o objetivo da coordenadora é reunir-se com a população e ativistas ambientais.

 

O encontro está, assim, agendado para a escola básica de Alfundão, pois, de acordo com o BE, “Ferreira do Alentejo é a capital do olival superintensivo e de fábricas poluentes de bagaço de azeitona”.

Recorde-se que o Bloco de Esquerda apresentou três iniciativas legislativas na Assembleia da República, nomeadamente, o projeto de lei 1210/XIII que “condiciona a instalação de olival e amendoal intensivo e superintensivo através de uma carta nacional de ordenamento agrícola, que estabelece uma distância mínima nunca inferior a 500 metros em relação a habitações e aglomerados populacionais e que proíbe a colheita noturna”. Mas também o projeto de Lei 1211/XIII que “proíbe a utilização de aviões para pulverização aérea e restringe o uso de equipamentos de pulverização de jato transportado em zonas sensíveis, aglomerados populacionais e vias públicas”. E ainda o projeto de lei 2148/XIII que “propõe uma moratória à instalação de olival e amendoal intensivo e superintensivo até que a Assembleia da República legisle sobre a sua limitação”.

Para o BE, “o objetivo destes projetos é promover o ordenamento numa área tão sensível para o ambiente, a saúde pública e o futuro das próximas gerações”.

 

Comentários