Diário do Alentejo

Festival B premiado pelo Turismo do Alentejo

16 de junho 2019 - 09:25

O Festival B, este ano dedicado aos 350 anos da publicação das Cartas Portuguesas, de Mariana Alcoforado, e o Portugal Air Summit, que se realiza em Ponte de Sor, foram distinguidos este fim de semana com o prémio de "melhor evento" atribuído Entidade Regional de Turismo(ERT) do Alentejo. Numa reação através das redes sociais, a organização do Festival B refere tratar-se do reconhecimento de um "festival concebidos para promover os patrimónios, a criação artística e a cultura".

 

Numa iniciativa - que, segundo Ceia da Silva, presidente da ERT Alentejo, se destina a "reconhecer o mérito" e premiar "todos aqueles que trabalham com excelência por este destino turístico" - a Herdade do Freixo foi premiada como melhor esoterismo, Vale da Rosa como melhor projeto de animação turística e a Quinta do Quetzal, em Vila de Frades, como melhor restaurante.

 

Localizado na Herdade da Coitadinha, próximo de Barrancos, entre o serpenteado do rio Ardila e da ribeira de Múrtega o Parque de Natureza de  Noudar foi considerado o melhor projeto público de turismo no Alentejo. Trata-se de um empreendimento que "promove a conservação do território e recria a atividade agrícola na Herdade, respeitando as práticas e as tradições da região, ao mesmo tempo que se promove o eco turismo no respeito pela natureza", diz fonte da EDIA, a empresa proprietária.

 

Em matéria de hotéis, o Tivoli Ecoresort (Évora) recebeu o prémio de melhor empreendimento turístico, sendo que a menção honrosa foi atribuída ao Hotel Vila, em Aljustrel, tendo o Teima Alentejo SW, em São Teotónio, sido considerado o melhor turismo rural. C'alma - Casas da Amieiro conquistaram o prémio de melhor alojamento local.

 

O prémio especial deste ano foi atribuído à Rota Vicentina – Associação para a promoção do Turismo na Costa Alentejana e Vicentina, tendo o júri deliberado ainda a atribuição de um "prémio super especial" ao próprio presidente da ERT do Alentejo, Ceia da Silva.

Comentários