Diário do Alentejo

Odemira: Época balnear começa "sem sobressaltos"

14 de junho 2019 - 16:15

A época balnear no concelho de Odemira abre oficialmente este sábado “sem sobressaltos” e com o dispositivo de nadadores-salvadores “assegurado” em todas as praias, afirmou hoje o vice-presidente do município. “A época balnear vai começar sem sobressaltos, sendo possível garantir nas praias com Bandeira Azul o dispositivo normal de segurança composto pelos respetivos nadadores-salvadores”, explicou Ricardo Cardoso à agência Lusa.

 

Este ano, a costa de Odemira, no litoral alentejano, conta com 12 praias com Bandeira Azul, mais três do que em 2018, sendo a vigilância assegurada por 23 nadadores-salvadores “em permanência”, o que permite um “arranque tranquilo” da época balnear. “Será de facto tranquilo a esse nível, sabendo que os anos anteriores tiveram sempre alguns sobressaltos”, devido à falta de meios humanos para garantir a vigilância das praias que, durante a época de verão, são muito procuradas pelos banhistas, sublinhou.

 

De acordo com o autarca, em cinco das 12 zonas balneares, que vão hastear o símbolo de qualidade e excelência atribuído pela Associação Bandeira Azul, a vigilância é assegurada por concessionários, enquanto nas restantes é da responsabilidade do município. “Onde existem praias concessionadas são os próprios concessionários a tratar e garantir o respetivo dispositivo de segurança e nas restantes sete praias a responsabilidade é da Câmara de Odemira”, acrescentou.

 

Além do número de praias com Bandeira Azul ser superior este ano, Odemira conta igualmente com seis praias com Bandeira de Qualidade Ouro, cinco acessíveis e duas zonas balneares para naturistas, Alteirinhos e Malhão Norte, as únicas praias naturistas oficiais do Alentejo. Trata-se da “maior qualificação e diversidade de sempre, fruto do trabalho de infraestruturação, de melhores condições dos equipamentos para os banhistas e testemunho da qualidade ambiental das nossas praias”, sublinhou Ricardo Cardoso.

 

Entre as novidades, está ainda a intenção de vir a criar uma zona de uso balnear canino, a sul da Praia do Malhão, em Vila Nova de Milfontes, cujo processo está em fase de desenvolvimento junto das diversas entidades. “Estamos a trabalhar nesse processo para vir a ter uma praia oficial canina e neste momento estamos a encetar todos os esforços junto das entidades com competência na matéria para poder vir a concretizar esta ideia e temos a expectativa de que ainda este ano seja possível”, disse.

 

As praias do Malhão, Malhão Sul, Franquia e Farol (Vila Nova de Milfontes), Furnas Rio, Furnas Mar e Almograve e Almograve Sul (freguesia de Longueira/Almograve), Zambujeira do Mar, Alteirinhos e Carvalhal (freguesia de S. Teotónio) e a praia fluvial de Santa Clara-a-Velha vão hastear a Bandeira Azul. A época balnear no concelho de Odemira termina a 15 de setembro.

Comentários