Diário do Alentejo

Beja: Urgência da maternidade encerra 14 horas

14 de junho 2019 - 09:35
DR

O serviço de urgência de Ginecologia e Obstetrícia do hospital de Beja vai voltar a encerrar. Trata-se do segundo encerramento nesta semana. Desta vez, o serviço ficará fechado entre as 18:00 horas desta sexta-feira e as 08:00 de amanhã, segundo informação da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (Ulsba).

 

Em causa está, uma vez mais, a falta de médicos para assegurar o serviço.

 

Ainda de acordo com a Ulsba, as utentes que recorrerem ao serviço de urgência serão transferidas para outras unidades de saúde, designadamente o hospital de Évora.

 

“Há cerca de 15 anos que a população do distrito de Beja se confronta com o cenário de encerramento da maternidade, que se verificaram ameaças de encerramento em 2011, 2017, 2018 e que em 2019 se deu início ao que se pode “chamar de encerramento parcial, verificando-se encerramentos por períodos de 24 a 48 horas", diz o deputado comunista João Dias numa pergunta ao Ministério da Saúde sobre os sucessivos encerramentos dos serviços de de Ginecologia e Obstetrícia do hospital de Beja.

 

"Queremos saber porque é que isto acontece, quais as medidas que o Governo irá tomar e como podemos garantir que este serviço não vai fechar", diz o deputado.

Comentários