Diário do Alentejo

Associação quer classificar obra de José Afonso

14 de junho 2019 - 09:25

A Associação José Afonso (AJA) anunciou o lançamento de uma petição endereçada à ministra da Cultura para que a obra de José Afonso seja declarada como "facto relevante de interesse cultural" e seja possível reeditá-la. 

 

A petição `online´, que está disponível desde terça-feira e que no espaço de 48 horas já tem mais de 2.500 subscritores, incluindo muitas personalidades da vida política e cultural, como o ex-ministro da Cultura Luís Filipe Castro Mendes, o poeta e político Manuel Alegre e os músicos Sérgio Godinho e Pedro Barroso, surge devido à impossibilidade legal de se reeditar a obra de José Afonso, face à situação de insolvência da editora Movieplay.

"Estamos perante um imbróglio jurídico, porque a Movieplay [editora que detém os direitos comerciais da obra de José Afonso] está em situação de insolvência e não se sabe do paradeiro dos `masters´ das músicas gravadas pelo Zeca Afonso", disse, em conferência de imprensa, o presidente da AJA, Francisco Fanhais. "E não é só a obra do Zeca que está bloqueada; toda a obra do Mário Viegas, toda a obra do Adriano Correia de Oliveira, estão na mesma situação, bem como alguns trabalhos do Sérgio Godinho e do Fausto, entre outros", acrescentou.

 

Num documento distribuído aos jornalistas, a AJA lamenta que no ano em que se comemora o 90.º aniversário de José Afonso, toda a sua obra, que inclui o hino da Revolução de Abril de 1974, “Grândola Vila Morena”, esteja esgotada e que nenhuma editora assuma a respetiva reedição, impossibilitando assim o seu acesso público.

 

Apesar de já ter havido contactos com o Ministério da Cultura, com a atual ministra e com o antecessor, a AJA decidiu lançar a petição com o objetivo de acelerar este processo de classificação da obra de José Afonso - que considera ser "referência maior da cultura musical portuguesa" - com vista à sua proteção através de uma "especial tutela do Estado", ao abrigo da lei n.º 107/2001 de 8 de setembro.

 

Segundo João Madeira, também da direção da AJA, o mais importante é preservar a obra de José Afonso. E, mesmo que não seja possível localizar os `masters´, atualmente há outras soluções técnicas que permitem recuperar toda a obra de José Afonso a partir de outros registos, tendo em vista a reedição.

 

Na conferência de imprensa, José Madeira salientou que a própria associação já comunicou aos herdeiros de José Afonso a disponibilidade para fazer a reedição da obra de José Afonso reiterando, no entanto, que o mais importante é que a obra de José Afonso seja declarada pelo Ministério da Cultura como facto relevante de interesse cultural.

Comentários