Diário do Alentejo

Nasceram mais 10 crias de lince-ibérico no Vale do Guadiana

05 de junho 2019 - 10:50
Foto José FerrolhoFoto José Ferrolho

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) anunciou, através de um comunicado, que a população de lince-ibérico do Vale do Guadiana cresceu, pois foram detetadas as crias nascidas em 2019.

 

“Antevê-se que 12 fêmeas poderão ter-se reproduzido e, até ao momento, já foram observadas 10 crias, provenientes de três fêmeas, todas aparentando boas condições físicas e que terão cerca de dois meses de idade”, explica o instituto.

De acordo com o ICNF, “Lagunilla, fêmea libertada em 2015, pariu duas crias, sendo esta a sua quarta criação. Nairóbi, uma fêmea selvagem com três anos, teve a sua primeira ninhada com um total de três crias. Lluvia, solta em 2015, foi filmada com a sua segunda ninhada, constituída por cinco crias, sendo o primeiro registo deste quantitativo para o Vale do Guadiana e um dos poucos até agora observados em liberdade”.

 

Para o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, “o facto de todos os pequenos linces estarem vivos aos dois meses de idade, e já se encontrarem a acompanhar a mãe, reflete a boa qualidade da zona de reintrodução, especialmente, no que diz respeito à abundância de presas, mas também de grande capacidade demonstrada pela fêmea Lluvia para cuidar da sua prole”.

As previsões, segundo adianta o ICNF, “apontam para cerca de 30 nascimentos em 2019 no Vale do Guadiana, o que traduz um ligeiro acréscimo relativamente ao ano anterior”.

Comentários