Diário do Alentejo

Problemas "logísticos” adiam despejo da GNR de Avis

02 de junho 2019 - 15:40

Texto Aníbal Fernandes

 

Terminou o prazo dado pelo senhorio para a GNR de Avis abandonar as instalações onde funciona há uma década, mas, segundo uma fonte da GNR local, a mudança – que deve ocorrer nos próximos dias – não foi possível concretizar devido a “problemas logísticos”, nomeadamente no que se refere à rede informática e telecomunicações.

 

Nuno Silva, presidente da Câmara Municipal de Avis, confirmou ao “Diário do Alentejo” que a autarquia irá ceder um espaço e duas habitações que funcionarão como camaratas, para garantir que a GNR possa continuar a cumprir a sua missão no concelho. No entanto, subsiste o problema da antena do Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança (Siresp) que está instalada no pátio do posto. 

 

Segundo o autarca, o equipamento “deverá ser colocado em cima do depósito de água da vila, ou na cobertura do antigo edifício camarário”.

 

O problema das instalações do GNR em Avis prolonga-se há cerca de 20 anos. As atuais instalações não apresentam as mínimas condições para funcionar como quartel e o município há muito que espera que o Ministério da Administração Interna disponibilize as verbas necessárias à construção de um novo edifício num terreno adquirido pela autarquia.

 

Nuno Silva disse ao “DA” que a secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, prometeu, na semana passada, que o Governo irá agora autorizar o gasto de um milhão de euros para que a empreitada se possa iniciar.

Comentários