Diário do Alentejo

Portugal Air Summit “descola” em Ponte de Sor

01 de junho 2019 - 10:00

Texto Aníbal Fernandes

 

Termina amanhã, domingo, dia 2 de junho, a terceira edição do Portugal Air Summit, um evento que reúne os mais relevantes players do sector para debater o futuro da aviação e da aeronáutica, sob o tema “Powering Human Capital”.

 

No aeródromo de Ponte de Sor, para além do extenso programa para profissionais, decorrerão também uma série de actividades para o público amante dos aviões, nomeadamente as sempre apreciadas corridas aéreas, um espectáculo de velocidade e acrobacia com oito aviões a competir em simultâneo, ou o espaço Kids pensado exclusivamente para crianças e adolescentes.

 

O orçamento do evento, no valor de um milhão de euros, é suportado em um quarto por entidades privadas, e o restante com o recurso a fundos estruturais. Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, acredita que o número de 50 mil visitantes atingido em 2018 vai ser ultrapassado, e considera que o evento, que “coloca a região no mapa dos investimentos do sector da aviação, vai continuar a crescer”.

 

Na inauguração, o autarca anunciou a ampliação do aeródromo municipal, num investimento de nove milhões de euros, para a construção de uma torre de informação de voo e três hangares com capacidade para aeronaves de grande porte. Segundo Hugo Hilário, após as obras serão criados mais 300 postos de trabalho.

 

Recorde-se que Beja, Évora e Ponte de Sor assinaram, em abril de 2017, um protocolo para a criação do cluster aeronáutico do Alentejo. Esse documento, a que também se juntaram a CCDR Alentejo, a Federação Portuguesa Indústrias Aeronáuticas Espaço e Defesa, a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, a Universidade de Évora, o Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo e as associações empresariais da região, tem como objectivo estabelecer formas de cooperação entre os seus signatários, e pretende promover iniciativas de desenvolvimento relacionadas com o setor aeronáutico na região Alentejo.

Comentários