Diário do Alentejo

Calor e risco de incêndios no Sul, no fim de semana

31 de maio 2019 - 15:15

O tempo quente vai manter-se durante o fim de semana, 1 e 2, com máximas até 36º no Centro e Sul do País, mas na segunda-feira as temperaturas devem baixar em todo o território.

A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para temperaturas máximas bastante acima dos valores médios para esta altura do ano. No sábado, 1, em Beja, a temperatura vai variar entre 17º e 36º e, no domingo, 2, entre 16º e 36º.

As temperaturas descem a partir de segunda-feira, 3: “Na segunda-feira, as máximas descem três a seis graus e chegamos a quarta-feira com as temperaturas máximas a não ultrapassar os 20 a 25 graus, com exceção da costa sul do Algarve”.

Face às previsões meteorológicas de tempo quente, o Governo declarou a situação de alerta para risco de incêndio florestal até segunda-feira, 3.

Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (Anepc), o índice meteorológico de risco de incêndio florestal, calculado e disponibilizado pelo IPMA, é elevado ou muito elevado para os próximos cinco dias. Tal previsão traduz-se, entre outras situações, em valores de temperatura acima do normal para a época, em especial nas regiões Centro e Sul e baixo teores de humidade relativa do ar, com estes teores a diminuírem no Algarve e Baixo Alentejo. “Este cenário meteorológico irá traduzir-se num aumento dos índices de risco de incêndio, entre sexta-feira e domingo, com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios rurais”, avisa a Proteção Civil.

A Anepc determinou a passagem ao estado de alerta especial amarelo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais nos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, e ao estado de alerta especial laranja nos distritos de Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal.

Na quarta-feira, 29, lavrou durante mais de seis horas um incêndio numa zona agrícola do concelho de Serpa. O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja adiantou que o incêndio destruiu uma área agrícola perto da Herdade do Peixoto, na União de Freguesias de Salvador e Santa Maria.

O combate às chamas mobilizou um total de 83 operacionais, de diversas corporações (Serpa, Moura, Barrancos, Ferreira do Alentejo, Sines) apoiados por 24 viaturas e dois aviões.

Comentários