Diário do Alentejo

Mais de 40 mil visitantes esperados na Santiagro

29 de maio 2019 - 12:00

Mais de 40 mil visitantes são esperados na Santiagro – Feira Agropecuária e do Cavalo, que abre na quinta-feira em Santiago do Cacém para promover os setores da agricultura, pecuária, floresta e do cavalo. Na sua 32.ª edição, o certame, organizado pela Câmara de Santiago do Cacém, realiza-se no Parque de Feiras e Exposições da cidade com 200 expositores das mais diversas áreas oriundos de norte a sul do país, constituindo “um espaço de oportunidades de negócio”, segundo o município.

 

Com um orçamento de 230 mil euros, a “maior montra” do litoral alentejano decorre até ao próximo domingo, com um programa que inclui demonstração da arte da cocaria, colóquios, provas de vinho e de gin, degustação de cerveja artesanal, ordenha de cabras e garraiadas. “O município investe fortemente nesta feira que é a maior montra do concelho de Santiago do Cacém e da região do litoral alentejano em termos agrícolas e onde há uma aposta clara na divulgação dos produtos locais e nas oportunidades de negócio”, disse à agência Lusa o presidente da câmara, Álvaro Beijinha.

 

O destaque da edição deste ano da Santiagro volta a ser o cavalo, presença assídua no certame, tendo em conta “a forte tradição em Santiago do Cacém”, com batismos equestres, torneios de horseball e uma gala equestre, gincana a cavalo, demonstração de volteio e aulas de sela. Durante os quatro dias da feira, os visitantes podem ainda assistir às exposições permanentes de equinos, ovinos, caprinos, bovinos, suínos e aves, num total de mais de 250 animais.

 

Este ano, o Dia Mundial da Criança, no sábado, vai ser assinalado no recinto da feira com um espetáculo de “Magia e Fantasia na Floresta” para os alunos das escolas e ATL do concelho, que são ainda convidados a participar nos passeios de carroça. Os mais novos podem ainda usufruir, no Espaço Natura, de sessões de teatro, ateliês, hora do conto, modelagem de balões e assistir à projeção de sessões de cinema imersivo a 360º sobre temas relacionados com a natureza.

 

Desfiles de grupos corais alentejanos, fado, a apresentação do primeiro rum alentejano, a cargo da destilaria Black Pig, uma exposição de fotografia sobre a vida animal, passeios de tuk-tuk motorizado e de carroça e 'workshops' de tosquia de ovelhas são outras das propostas da edição deste ano.

 

O cartaz musical, “focado nos mais jovens”, leva este ano à feira os concertos de DJODJE (quinta-feira), Jimmy P (sexta-feira), Bárbara Bandeira e ProfJam (sábado) e Ana Moura (domingo), além das atuações de vários dj. As entradas diárias para o certame vão custar dois euros e o passe para os quatro dias vai ter um valor de seis euros. A entrada é gratuita para os portadores do cartão municipal sénior.

 

Comentários