Diário do Alentejo

XVI Olivomoura em tempo de seca

12 de maio 2023 - 13:00
Congresso Nacional do Azeite reuniu profissionais do setor
Foto | DRFoto | DR

A XVI Olivomoura arrancou na passada sexta-feira, com o Congresso Nacional do Azeite e prolonga-se até ao próximo domingo, 14 de maio. Álvaro Azedo faz o balanço dos primeiros dias de trabalho, numa altura “difícil” para a agricultura, e perspetiva uma Feira de Maio com muita “animação e convívio”.

 

Texto Aníbal Fernandes

 

O Cine-Teatro Caridade, em Moura, foi o palco de mais um Congresso Nacional do Azeite, uma jornada de trabalho que reuniu diversos profissionais do setor que debateram “os problemas do mundo agrícola” e a situação de seca que ele atravessa, “num concelho que não tem acesso à água” e onde os agricultores “estão já a ser obrigados a vender cabeças de gado” devido à falta de pastagens, explica Álvaro Azedo.

 

Quanto à Feira Nacional de Olivicultura, que começou ontem, no parque de feiras e exposições da cidade, o presidente da Câmara Municipal de Moura diz que é um evento “que a cada ano se veste de novas cores e se melhora”, esperando “muita animação e convívio”, mas, também, o debate das grandes questões regionais, como as “potencialidades do aeroporto de Beja”, uma estrutura fundamental para o desenvolvimento do território e que será tema de um seminário, hoje, a partir das 14:30 horas no auditório da feira.

 

Com base no lema “Moura Terra Mãe do Azeite do Alentejo”, o programa apresenta vários workshops, jornadas, colóquios e showcookings. Não faltarão provas de azeite, tal como as entregas dos prémios do concurso de azeite virgem da Feira Nacional de Olivicultura (hoje, às 18:00 horas) e do concurso de fotografia “Azeite e Olival – Paisagens de Portugal” (amanhã, sábado, às 18:30 horas).

 

MÚSICA E ANIMAÇÃO GARANTIDAS

A zona de espetáculos e as tasquinhas proporcionam, por esta altura, encontros e reencontros de amigos. Hoje, sexta-feira, às 21:00 horas, no palco principal, terá lugar uma sessão de tributo a Phil Collins, antes de, às 23:00 horas, Diogo Piçarra atuar.

 

A noite terminará com o som dos djs Ana Isabel Arroja (“Rádio Comercial”) e Andy F.

 

Amanhã, sábado, às 21:00 horas, o filho da terra Infante dará o primeiro espetáculo da noite, para depois os Delfins subirem ao palco Sagres (23:00 horas).

 

A noite terminará com os djs Wilson Honrado (“Rádio Comercial”) e Luigy (00:30 horas).

 

No domingo, 14 de maio, já depois da prova da taça FAC Santo Huberto (7:00 horas) e respetiva entrega de prémios (15:30 horas), Os Caprichosos e Maria Infante atuam às 16:00 horas, no palco Crédito Agrícola.

 

O programa da Feira Nacional de Olivicultura termina nesse mesmo dia, às 17:30 horas, com a distinção a jovens do concelho, seguindo-se um sunset Licor Beirão, no palco Crédito Agrícola.

 

A OlivoMoura é organizada pela Câmara Municipal de Moura, em conjunto com o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, Ademo, Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, Herdade da Contenda, AJAM, Associação Equestre de Moura, Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, Clube Mourense Amadores de Pesca e Caça Desportiva, Comoiprel, Escola Profissional de Moura, Escola Secundária de Moura e Polícia de Segurança Pública.

Comentários