Diário do Alentejo

“Mercado Halal” integra top 10 do Prémio Nacional de Turismo 2022

08 de janeiro 2023 - 10:00
Projeto de cooperação Alentejo-Andaluzia em destaque na categoria “Turismo inclusivo”
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A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (Cimbal) candidatou o projeto “Mer-cado Halal” à edição de 2022 dos Prémios Nacionais de Turismo. A candidatura “foi considerada como de elevada qualidade”, tendo posicionado o projeto no top 10 na categoria “Turismo inclusivo”.

 

 

Texto Nélia Pedrosa

 

A candidatura do projeto “Mercado Halal: resiliência dos mercados face às novas tendências do turismo” à edição de 2022 dos Prémios Nacionais de Turismo, submetida pela Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (Cimbal), foi “considerada como de elevada qualidade”, tendo posicionado o referido projeto no top 10 da categoria “Turismo inclusivo”.

 

Promovido, em parceria, pela Cimbal, Fundación Tres Culturas del Mediterráneo, Nerbe/Aebal – Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral e Mercado Central de Abastecimento de Córdoba (Mercacórdoba), no âmbito do programa de cooperação Interreg Espanha-Portugal (Poctep)”, o projeto teve como objetivo “desenvolver as vantagens competitivas para os produtos e serviços das empresas no espaço de cooperação Alentejo-Andaluzia, adaptando-se aos critérios definidos como ‘muslim friendly’”, ou seja, de acordo com as necessidades dos clientes muçulmanos, “favorecendo o aumento das exportações e a aquisição de um novo padrão de consumidores”.

 

Segundo Fernando Romba, primeiro-secretário da Cimbal, o posicionamento do projeto transfronteiriço no top 10 do Prémio Nacional de Turismo 2022 representa “o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela parceria”.

 

“O objetivo, no fundo, é tentarmos diversificar a oferta turística no nosso território, capacitar, principalmente, a questão do alojamento e da restauração para podermos receber turismo muçulmano, porque, só na Europa, temos um mercado de muitos milhões de turistas muçulmanos e, normalmente, alguns deles têm capacidade financeira acima da média”, adianta o responsável, sublinhando, ainda, a vasta experiência dos parceiros espanhóis “neste tipo de turismo”, pelo que “a ideia era tentarmos transpor algumas práticas para o nosso território”.

 

A iniciativa, que decorreu entre 2020 e 2022 nos concelhos de Mértola e Beja, integrou, entre outras ações, a realização de workshops destinados a sensibilizar os empresários, especialmente, das áreas da restauração e do alojamento, mas também do artesanato, “para criarem condições no território para receberem este tipo de turista”, e, ainda, workshops de culinária, “com chefes halal, vindos de Espanha”, direcionados para a restauração, acrescenta o primeiro-secretário da Cimbal.

 

Foram ainda criadas duas micro-rotas turísticas, nos concelhos de Beja e Mértola, que incluem “os locais a visitar em cada concelho, assim como os restaurantes e alojamentos” que vão ao encontro das necessidades do turista muçulmano.

 

Fernando Romba sublinha que existe já “um conjunto interessante, especialmente, no concelho de Mértola”, de unidades de alojamento e restaurantes “capazes de receber este tipo de turista”, e diz que “não é necessário um grande investimento para ter alguns alojamentos preparados para receber” clientes muçulmanos, e, “mesmo do ponto de vista da restauração, há pratos muito simples de se confecionar” que poderão integrar as ementas. “Às vezes o que existe é desconhecimento”, frisa.

 

Os promotores esperam, agora, poder candidatar o projeto ao próximo Poctep, diz o primeiro-secretário da Cimbal, acrescentando que a parceria estabelecida com as entidades espanholas, principalmente, com a Fundación Tres Culturas del Mediterráneo, “que, como o nome indica, trabalha com os judeus, com os árabes e com os cristãos”, permitiu “ficar com outros projetos alinhavados do ponto de vista cultural”.

 

O Prémio Nacional de Turismo 2022 é uma iniciativa promovida pelo BPI e o Expresso e conta com o alto patrocínio do Ministério da Economia e da Transição Digital, o apoio institucional do Turismo de Portugal, I.P. e com o apoio técnico da Deloitte Corporate Finance, S.A. – doravante Deloitte – enquanto Knowledge Partner

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