Diário do Alentejo

E então é Natal!

09 de dezembro 2022 - 13:00
Comemorações já começaram por todo o distrito
Foto | José Serrano/ArquivoFoto | José Serrano/Arquivo

Nesta quadra, a maioria dos municípios da região tem, para oferecer aos seus cidadãos e aos visitantes, um conjunto variado de atividades, que passam pela animação de rua, pela promoção do comércio local, por uma diversificada oferta cultural e artística. O “Diário do Alentejo” apresenta várias destas possibilidades, para um lúdico passeio natalício, em família.

 

Texto José Serrano

 

ALJUSTREL

O município de Aljustrel apresenta, nesta quadra natalícia, um conjunto de atividades, intitulado “Natal na Praça”, que irá decorrer na vila mineira, de 17 a 24. Do programa fazem parte a exposição e venda de livros, música e animação de rua, recolha solidária de brinquedos usados, encontros  com o Pai Natal, oficinas de adereços natalíciose de pastelaria, concertos musicais, teatro, circo e muita magia.

 

ALVITO

Até amanhã, o concelho de Alvito vai encher-se de magia e encantos de Natal. Hoje, sexta-feira, dia 9, às 16:00 horas será inaugurada a exposição de postais de Natal, às 17:00 horas, acontecerá a festa das Atividades Extra Curriculares do 1.º ciclo e às 21:00 horas, na Igreja Matriz de Alvito, terá lugar um concerto de Natal, com as vozes de Carlos Guilherme e de Teresa Tapadas, na igreja matriz de Alvito.

 

Amanhã, dia 10, em Vila Nova da Baronia, haverá Mercadinho de Natal, onde se podem adquirir presentes, impulsionando dessa forma o comércio local, e onde estarão disponível um espaço criativo com ateliês, pinturas faciais, magia, marionetas e música de rua, com a banda Os Caprichosos. Também no dia 10, em Vila Nova da Baronia, está marcado, para as 09:00 horas, o Passeio do Pai Natal, em duas rodas, e, às 18:00 horas, a caminhada do Pai Natal Solidário.

 

BARRANCOS

A Câmara Municipal de Barrancos promove, nos dias 20 e 27, excursões à Wonderland Lisboa. Para além destes passeios à capital, estão programadas, para a vila raiana, outras atividades, como teatro infantil (dia 17) e animação de rua (dia 22).

 

BEJA

A iniciativa “É Natal em Beja” decorre até ao dia 6 de janeiro de 2023, com o objetivo de promover e dinamizar o comércio local, apresentando, para tal, um conjunto variado de atividades: música no centro histórico, Mercado de Natal, animação de rua, prémios para quem faça compras no comércio tradicional, oficinas, concursos e exposições, entre outras atividades.

 

O antigo posto de turismo, situado junto às portas de Mértola (rua Capitão João Francisco de Sousa), transforma-se na Casa do Pai Natal, espaço que se constitui como epicentro da iniciativa – aberta de terça-feira a sábado, entre as 10:00 e as 13:00 horas e as 14:00 e as 19:00 horas – e que convida a brincadeiras no Jardim de Natal e a tirar fotografias com o famoso senhor das longas barbas brancas.

 

Devido às condições meteorológicas previstas, o tradicional Mercado de Natal, que decorre até segunda-feira, dia 12, das 10:00 às 19:00 horas, terá lugar no Pavilhão dos Sabores – Parque de Feiras e Exposições de Beja, onde um parque de insufláveis estará disponível para os mais novos.

 

Para incentivar as compras de Natal no centro histórico, os estacionamentos subterrâneos da Casa da Cultura e da avenida Miguel Fernandes serão gratuitos, até três horas diárias, consecutivas.

 

O estacionamento tarifado de superfície permite também duas horas de estacionamento gratuitas, por dia, mediante a inserção da matrícula da viatura no parquímetro.

 

CASTRO VERDE

Entre os dias 16 e 20, a magia do Natal pode ser descoberta através do artesanato e dos produtos locais de Castro Verde, no Mercado de Natal, que vai decorrer na rua Morais Sarmento, entre as 10:00 e as 19:00 horas.

 

Por estes dias haverá também animação musical pelas ruas e um programa de animação infantil, que inclui a Casa do Pai Natal, tarde de cinema infantil, carrossel, pipocas e algodão doce e a peça de teatro “Desencontro” (teatro clownesco).

 

Para o dia 17 está agendado, para a tarde, o já habitual “Passeio de Pais Natal em Bicicleta”, que acontece a partir das 15:00 horas, com saída da praça da República (inscrições em inqueritos.cm-castroverde.pt), sendo que à noite, pelas 21:30 horas, a banda UHF sobe ao palco do cineteatro municipal, para um concerto acústico que contará com a participação do Coro do Conservatório Regional do Baixo Alentejo – Secção de Castro Verde. A quadra festiva é também o mote para a campanha “Este Natal, Ofereça Castro Verde”, a decorrer até ao dia 6 de janeiro de 2023, e para o Concurso de Montras de Natal, aberto a todos os estabelecimentos comerciais do concelho com montras para a via pública.

 

CUBA

A Junta de Freguesia de Cuba volta este ano a organizar o Mercadinho de Natal, que terá lugar no largo Cristóvão Colon, nos dias 17 e 18.

 

FERREIRA DO ALENTEJO

No âmbito da época natalícia, decorrerá, até ao dia 31, o concurso “Compre no Comércio Local”, iniciativa que pretende contribuir para a sua dinamização, habilitando os compradores a ganhar reembolsos de compras. À semelhança de anos anteriores, a Câmara municipal volta, este ano, a disponibilizar, aos comerciantes locais, pinheiros para decoração de Natal, dos seus estabelecimentos.

 

No dia 16 a biblioteca municipal promove, pelas 18:00 horas, uma sessão de contos de Natal. Dias 17 e 18 realiza-se, na zona envolvente ao jardim público, a Feirinha de Natal, que conta com exposições e venda de produtos locais e artesanato, carrosséis, a Casa do Pai Natal, jogos tradicionais e animação musical.

 

Nesta atividade está ainda integrado a iniciativa Pai Natal Motard, promovido pelo Moto Grupo de Ferreira do Alentejo, que entregará presentes a todas as crianças do concelho.

 

MÉRTOLA

Até dia 6 de janeiro, o município apresenta ao longo destes dias, no âmbito da época natalícia, várias iniciativas culturais e lúdicas como a Aldeia de Natal, o Mercadinho de Natal, iluminação, presépios, espetáculos e outras animações. O programa poderá ser consultado em https://www.cm-mertola.pt/images/mertola/2022/Natal/Natal_2022_cartaz.pdf/

 

 

MOURA

Na cidade da princesa Salúquia, o recinto do castelo volta a transformar-se, até dia 6 de janeiro de 2023, numa Vila Natal, repleta de atividades, que terá como pano de fundo toda a magia do espírito de Natal.

 

O “Comboio Encantado”, a pista de gelo, o carrossel, os insufláveis, o “Avião dos Sonhos”, o “Balão Mágico”, a “Aldeia dos Duendes” e a “Casinha do Pai Natal” são as atrações habituais, às quais se juntam algumas novidades, como o “Jardim da Fantasia”, os soldadinhos de chumbo e o presépio.

 

Do programa fazem ainda parte múltiplas atividades, como teatro, animação circulante, música e os mercadinhos de Natal, com destaque, este ano, para o mercadinho de Natal para crianças.

 

O “Castelo Encantado”, aberto de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 12:30 horas e das 14:00 às 17:30 horas, e aos sábados e domingos das 10:00 às 13:00 horas e das 14:00 às 17:30 horas, promete ser um espaço onde toda a família poderá divertir- se e viver momentos especiais, num local que irá encher-se de luz, cor e magia.

 

ODEMIRA

O município de Odemira promove e apoia diversas atividades de dinamização das vilas e aldeias, com o objetivo de assinalar a época festiva e incentivar o consumo no comércio local. Ao longo do mês de dezembro, serão promovidas Feiras de Natal, haverá decoração alusiva à época nas freguesias e animação de rua, bem como programação cultural.

 

Até dia 6 de janeiro, decorre a campanha “Natal no Comércio Local”, com sorteio de prémios entre os consumidores nas lojas aderentes, e o tradicional concurso de montras. No dia 17, entre as 09:00 e as 18:00 horas, o Mercado de Odemira receberá o Odemira Creative Market, com produtos locais, artesanato, workshops, gastronomia e muito mais, numa iniciativa do município em parceria com a Associação de Artesãos do Concelho de Odemira.

 

Artesanato, gastronomia, música e muita animação serão os ingredientes das “Feirinhas de Natal”, promovidas no território por associações locais. Para os mais novos, haverá animação na Biblioteca Municipal José Saramago: no dia 9, pelas 18:00 horas, será apresentado o espetáculo de teatro “O Pinheirinho de Natal”, pela Cativar; para o dia 20, pelas 15:00 horas, está agendada a “Oficina do Rodolfo”, pela Palavra Viva, e entre os dias 27 e 30, pelas 15:00 horas, a biblioteca convida os mais jovens para “Festas Entre Livros”, com canções de Natal e de Reis, oficinas de contos e expressão plástica em feltro.

 

O tradicional concerto de Natal, oferecido pelo município de Odemira à população, está agendado para dia 10, sábado, pelas 17:00 horas, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Odemira, este ano com a apresentação da Banda Filarmónica de Odemira e da Orquestra de Sopros da Escola de Artes do Alentejo Litoral.

 

OURIQUE

O palco do Cineteatro Sousa Telles, em Ourique, recebe no domingo, dia 11, pelas 18:30 horas, o Concerto de Natal da Orquestra Clássica de Almodôvar. De 15 a 29, o “Castelo Encantado”, no espaço requalificado do castelo de Ourique, traz de volta a magia do Natal, com uma pista de gelo, a “Casa do Pai Natal”, animações de Natal, insufláveis e muitas atividades para todos, numa lógica inclusiva.

 

O evento, destinado às crianças e às famílias, aos mais novos e aos com maior experiência de vida, tem na sua edição de 2022 a novidade de introduzir, a par da dimensão lúdica, iniciativas pedagógicas orientadas para a sensibilização sobre a escassez da água, a prevenção dos incêndios rurais ou a importância da economia circular, com foco na redução, reutilização, recuperação, renovação e reciclagem.

 

O município, de 19 a 29, promove, também, diversas atividades de tempos livres para as crianças, com um conjunto de atividades criativas, no domínio das artes, cultura, ambiente, desporto, entre outras, como a Visita ao Parque Feijão Verde Fun Park, para crianças dos três aos seis anos, e a visita ao Parque de diversão JumpYard e Circo de Natal Vitor Cardinali, para crianças dos seis aos 12 anos.

 

SERPA “Viver o melhor do Natal em Serpa” intitula-se a iniciativa que, até dia 7 de janeiro de 2023, inclui atividades várias. Assim, os mais novos vão poder patinar numa magnífica pista de gelo e encantar-se com o “Castelo Mágico”.

 

À disposição de todos, estará, dentro da cidade, um comboio que efetuará um circuito entre as atividades, patrocinado pelos comerciantes e empresários de Serpa. Os mercadinhos de rua voltam a realizar-se, ao fim de semana, dinamizando o centro histórico e o mercado municipal, permitindo apoiar os artesãos e o comércio local.

 

As tradições gastronómicas natalícias estarão em destaque na restauração local, sob o mote “SerpApetece”. Do programa, destaca-se o circuito dos presépios, que conta com criações de artistas locais, nomeadamente em Vale de Vargo, em Vila Verde de Ficalho e em Serpa.

 

Em Brinches, será instalada uma árvore de Natal com quatro metros de altura. Vários concertos estão agendados para todo o concelho, em igrejas e capelas das várias localidades, contando com grupos de cante, acompanhados de bandas filarmónicas e coros de câmara.

 

O movimento associativo associou-se à animação desta quadra, e irá promover diversas atividades no concelho, das quais se destaca o desfile de Pais Natal Motard, com distribuição de lembranças às crianças (dia 17, das 15:00 às 18:00 horas).

 

VIDIGUEIRA

No Pavilhão de Desportos de Vidigueira, o Circo Mágico de Natal apresenta-se aos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do concelho, dia 15, a partir das 10:00 horas. Desta forma, cerca de 360 alunos poderão assistir a este espetáculo, que se insere na nova tendência de atividade circense, com maiores apostas ao nível cénico e musical.

 

De entre as atrações deste espetáculo interativo contam-se malabaristas, palhaços, equilibristas, acrobatas, que, em parceria com as principais mascotes do mundo televisivo, Mickey e Minnie, Patrulha Pata, PJ Masks, Elsa e Olaf do Reino do Gelo, prometem levar a muitas crianças a alegria do Natal.

 

Comentários