Diário do Alentejo

Lendias d’Encantar estreiam “Vuelve a Contármelo Todo”, de Pepe Bablé

25 de novembro 2022 - 09:30
10.º FITA, em 2023, terá o Uruguai como país convidado
Foto | Companhia de Teatro Lendias d'EncantarFoto | Companhia de Teatro Lendias d'Encantar

Texto Ana Filipa Sousa de Sousa

 

Estreou ontem, dia 24, no Pax-Júlia Teatro Municipal, em Beja, a mais recente criação da companhia de teatro Lendias d’Encantar que apela a uma reflexão “sobre o significado da luta pelo poder e o que somos capazes de fazer para obtê-lo”, colocando a “irracionalidade e a ganância excessiva” acima de “questões tão essenciais como o amor e a amizade”.

 

Segundo o diretor cénico e antigo diretor do Festival Internacional de Teatro de Cádiz, Pepe Bablé, este “é um trabalho cénico realizado com rigor e uma proposta dramaturga completa, mas comprometida com o seu tempo e as circunstâncias atuais,  [pretendendo] sensibilizar o espetador através da reflexão e confrontando-o com o seu próprio espelho sensorial”. “Vuelve a Contármelo Todo” é, então, “um reflexo violento sobre a sociedade destes tempos”.

 

Apresentada também amanhã, dia 26, no Cine Oriental de Aljustrel, pelas 21:30 horas, esta faz parte das estratégias desenvolvidas pela companhia para “criar uma centralidade na região do Alentejo, relativamente à intervenção no espaço ibero-americano”. 

 

Para o diretor artístico de Lendias d’Encantar, António Revez,  este tipo de criações, com textos e direções cénicas internacionais vêm contribuir para a fixação de criadores e para o desenvolvimento de atividades que contribuem de maneira positiva para a atratividade de população, seja ela artística ou não. “Cabe-nos a nós, [enquanto companhia de teatro], contribuir para a criação de condições de excelência e [permitir que] a população do Alentejo tenha contacto com outras dramaturgias, com a interpretação de atores e direções de encenação de criadores estrangeiros”.  

 

As interpretações estão a cargo dos atores cubanos Yakelin Morales e Rey Montesinos. 

 

URUGUAI É O PAÍS CONVIDADO DA 10.ª EDIÇÃO DO FITA 

Ao “Diário do Alentejo” (“DA”), António Revez confirmou ainda que a 10.ª edição do Festival Internacional de Teatro do Alentejo (FITA) terá como país convidado o Uruguai. Em 2023, os onze municípios parceiros deverão “receber entre quatro e cinco criações artísticas” uruguaias e levar, no ano seguinte, “quatro ou cinco grupos” artísticos portugueses ao país sul-americano.

 

Além disso, está previsto ainda, para o próximo ano, que a companhia de teatro alentejana fique responsável pela programação internacional em três salas colombianas de Bogotá, Cali e Medellín.

 

Comentários