Diário do Alentejo

Lundin Mining pondera venda da Mina de Neves Corvo

21 de agosto 2022 - 10:00
Notícia foi avançada pela agência de notícias “Bloomberg”
Foto | DRFoto | DR

No passado dia 15 de agosto, a agência de notícias “Bloomberg” deu conta que a Lundin Mining, empresa de exploração sueco-canadiana, está a avaliar a possível venda da Mina de Neves-Corvo, sedeada no concelho de Castro Verde.

 

São 1000 milhões de dólares (cerca de 1000 milhões de euros). É este o valor pelo qual, segundo a “Bloomberg”, a Lundin Mining pondera vender a Mina de Neves-Corvo, citando fontes próximas da empresa.

 

As fontes, que pediram anonimato, referem que a empresa com sede em Toronto, no Canadá, está a falar com potenciais assessores para a operação, ao mesmo tempo que considera várias opções para a exploração.

 

A possível venda, com potencial para suscitar o interesse de empresas mineiras concorrentes, segundo a “Bloomberg”, estará em andamento. No entanto, não é certo que a mesma avance, podendo a Lundin Mining decidir-se pela manutenção da mina. Contactada pela agência de notícias, a empresa não quis comentar a situação.

 

Recorde-se que a Mina de Neves-Corvo tem capacidade para processar, anualmente, cerca de 2,6 milhões de toneladas de cobre, encontrando-se em expansão para atingir os mesmos valores no que diz respeito à exploração de zinco. Cenário que se explica pela transição global, cada vez mais patente, de combustíveis fósseis para energia limpa, criando uma maior procura por materiais que possam fornecer energia e transporte elétrico sem emissões.

 

As ações da Lundin Mining conheceram uma queda no último ano, em Toronto, tendo esta, atualmente, um valor de mercado de 4,5 mil milhões de dólares. Sendo negociada, igualmente, em Estocolmo, Suécia, a empresa revelou, em julho, prejuízos trimestrais surpreendentes, tendo aumentado o orçamento de gastos, prevendo custos operacionais mais altos.

 

No mesmo mês faleceu o fundador da empresa e milionário sueco-canadiano, Lukas Henrik Lundin, que criou a empresa com o seu pai na década de 90 do século passado, tendo-se mantido no conselho de administração da mesma, como presidente, ao longo de 25 anos, até maio passado, altura em que saiu.

 

Recorde-se que mina está concessionada à Somincor, Sociedade Mineira de Neves-Corvo, que, desde 2006, é subsidiária da Lundin Mining. A Somincor assinalou, no passado dia 24 de julho, 42 anos desde que foi constituída, em 1980, tendo começado a exploração em 1988, a produção de cobre em 1989 e estanho em 1990, sendo, atualmente, a maior empregadora do Baixo Alentejo.

 

Comentários