Diário do Alentejo

Reitora da UÉ defende “uma voz única” no Alentejo

12 de maio 2022 - 14:30

A nova reitora da Universidade de Évora (UÉ), Hermínia Vasconcelos Vilar, elegeu, no inicio da semana, a criação de “uma voz única” no Alentejo para a defesa dos interesses da região como “desígnio” para o seu mandato.

 

Em declarações, referiu que é necessário “criar uma voz única na defesa dos interesses do Alentejo e ultrapassar os limites de uma representação político eleitoral muito reduzida”. Sendo este, “um desígnio” para o seu mandato, confirma.

 

“Não podemos aceitar que um país seja apenas o litoral”, sublinha, considerando que até “têm sido feitos muitos esforços para contrabalançar” a litoralização, mas é preciso “ainda fazer mais”.

 

Nesse sentido, Hermínia Vasconcelos Vilar defende que a UÉ “tem que ser protagonista de um discurso de defesa da região”, manifestando-se “completamente empenhada em protagonizar esse discurso”. Ou seja, “levar as dificuldades do crescimento da região a todos os níveis que forem necessários”, com o apoio das instituições regionais, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) e das câmaras municipais.

 

A nova reitora da UÉ estabelece ainda como prioridades mais imediatas para o seu mandato a resolução dos problemas de financiamento da academia e a falta de alojamento para estudantes da instituição na cidade.

 

Já no seu discurso de tomada de posse, Hermínia Vasconcelos Vilar alerta para o “subfinanciamento”, considerando que é “um dos maiores desafios que se colocam às instituições de ensino superior”.

 

“Embora esta constatação não tenha nada de novo, vale sempre a pena lembrar que as instituições de ensino superior não têm a massa salarial dos seus colaboradores, assegurada pelo Orçamento do Estado, sendo necessário recorrer a receitas próprias”, frisa.

 

No seu discurso, a responsável chama também a atenção para o “impacto gravoso na gestão” das instituições provocado pelos aumentos dos encargos relacionados com o gás e a eletricidade, “já para não falar nos encargos com obras em alguns casos indispensáveis para o cumprimento de compromissos assumidos no âmbito de projetos e de diferentes programas de financiamento”.

 

Por sua vez, a reitora cessante da UÉ, Ana Costa Freitas, após a cerimónia de posse, realizada na sala de atos do Colégio do Espírito Santo, o principal edifício da academia, considerou que, durante os seus mandatos, foram alcançados “números muito bons, como, por exemplo, o aumento de alunos ou de publicações, mas outros haverá que não serão tão bons”.

 

“Só o assunto das residências me ficou atravessado. Ao fim de oito anos, vejo agora uma hipótese de aumentar o número de camas” para alunos da UÉ, o que “é muito mau, porque a falta de camas é imensa na cidade”, reconhece.

 

A professora Hermínia Vasconcelos Vilar, de 59 anos, do Departamento de História da UÉ, foi eleita reitora da academia alentejana para um mandato de quatro anos nas eleições realizadas no passado dia 31 de março.

 

A sua equipa reitoral é constituída pelos vice-reitores João Valente Nabais, Ana Paula Canavarro e Paulo Quaresma e pelos pró-reitores Ana Fialho, Vítor Nogueira, Clarinda Pomar, Paulo Mendes e Augusto Peixe.

 

Comentários