Diário do Alentejo

Populações de águia-imperial-ibérica e Bonelli aumentam

05 de abril 2022 - 09:20

Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) divulgou recentemente os resultados obtidos no Plano de Monitorização de Valores Naturais da Divisão de Áreas Classificadas da Direção Regional de Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo (Drcnf-Alentejo), referentes ao ano de 2020. A monitorização incidiu, particularmente, nas populações de águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti), de águia-real (Aquila chrysaetos) e de águia de Bonelli (Aquila fasciata), que têm o Alentejo como zona de especial importância para estas aves de rapina.

 

Entre 2017 e 2020, a população de águia-imperial-ibérica teve um crescimento de 60 por cento, estando, no entanto, classificada como uma espécie criticamente em perigo. Quanto à águia-real (considerada em perigo), o crescimento da população está estável, tendo sido registados 10 casais da espécie, quando comparados com os nove casais registados em 2002-2004. No que diz respeito à de águia de Bonelli, também considerada em perigo, esta teve um crescimento de 140 por cento da sua população, com o registo de 65 casais em 2020, face aos 47 registados de 2007 a 2010.

 

LIBERTAÇÃO DE ÁGUIA

A Drcnf- Alentejo, em colaboração com o Centro de Recuperação de Animais Silvestres de Lisboa, libertou na terça-feira de dia 22 de março, uma águia-imperial-ibérica macho, com dois anos e meio, no Parque Natural do Vale do Guadiana.

 

A ave havia sido recolhida por militares do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR, no dia 24 de dezembro último, nas imediações de Vila de Frades, no concelho de Vidigueira. O quadro de sintomas que evidenciava não permitiu aferir com exatidão a causa do seu estado muito debilitado.

 

Na altura, a ave foi encaminhada para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres de Lisboa, localizado no Parque Florestal de Monsanto, que lhe proporcionou acompanhamento especializado e onde se processou a sua recuperação.

 

Com a sua libertação, a ave foi munida de equipamentos de geolocalização para seguir e monitorizar os movimentos que realizará daqui para a frente.

Comentários