Diário do Alentejo

"A nossa missão é formar cidadãos mais responsáveis"

28 de fevereiro 2022 - 10:30

O trabalho de reportagem elaborado por Tiago Silva (17 anos, Turma 11.º B), Letícia Coelho (16 anos, 10.º C ) e Marta Horta (17 anos, 11.º C ), alunos de educação especial da Escola Secundária de Serpa, foi, este mês, declarado como vencedor da iniciativa “Repórter Electrão” na categoria de Ensino Secundário.

 

O concurso, no âmbito da “Escola Electrão”, campanha que pretende promover uma maior consciencialização ambiental, recebeu 25 trabalhos de 11 escolas de vários pontos do país. O “Diário do Alentejo” falou com Manuel Silva, adjunto do diretor do Agrupamento de Escolas n.º 2 de Serpa.

 

Texto José Serrano

 

Qual a importância desta distinção?

É importante para reforçar a autoestima e reconhecer o trabalho dos alunos com medidas de suporte à aprendizagem. Um dos nossos pressupostos é a inclusão de todos os alunos no processo educativo, garantindo a eliminação de barreiras de acesso ao currículo, ao ensino, à avaliação e à aprendizagem. Este projeto reveste-se da maior importância pois demonstra que estes discentes, apesar das suas dificuldades, quando devidamente acompanhados e estimulados, revelam enorme gosto em trabalhar e em discutir questões tão importantes como a que foi alvo da reportagem e podem alcançar resultados tão bons como os demais.

 

O que podemos assimilar através desta reportagem vencedora?

Com esta reportagem pretendemos, de forma simples, mostrar à comunidade educativa como se efetua a separação de resíduos sólidos urbanos, com o intuito de minimizar o impacto ambiental provocado pela utilização excessiva de plástico e outros materiais de difícil degradação natural.

 

É a educação escolar, e o envolvimento dos mais jovens, decisiva para a assimilação de uma maior consciencialização ambiental, nas comunidades?

Sem dúvida. A nossa missão é formar cidadãos mais responsáveis, autónomos e solidários, capazes de julgarem, com espírito crítico e criativo, o meio social em que se integram e de se empenharem na sua transformação. A educação escolar é, assim, considerada decisiva para a assimilação de uma maior consciencialização ambiental nas comunidades, dado o compromisso assumido com as mudanças que têm vindo a ocorrer e com uma educação mais integral e consciente das crianças e dos jovens deste agrupamento e, logo, da comunidade onde se inserem.

 

De que forma está prevista que esta reportagem “faça o seu caminho” influenciador de uma mudança de comportamentos, em prol do ambiente?

Está prevista a divulgação desta reportagem nas nossas redes sociais, bem como em workshops direcionados para as diferentes turmas do agrupamento. Estas reportagens realizadas por jovens preocupados com o Ambiente pretendem envolver os seus pares, os seus familiares, a comunidade onde se inserem, no desenvolvimento de ações de cidadania, mudando mentalidades, em prol de um ambiente mais saudável e sustentável, numa sociedade mais consciente, ativa, participante e inclusiva.

Comentários