Diário do Alentejo

"O Jardim marca as vivências de várias gerações de Messejana"

31 de janeiro 2022 - 15:40

 Três perguntas a Liliana Mendes, Vereadora Municipal da Câmara de Aljustrel

 

Texto José Serrano

 

O jardim Padre Serralheiro, em Messejana, está a ser alvo de intervenção. No que consistem as obras que, neste local, estão a ser executadas?

Trata-se de uma obra, da responsabilidade do Município de Aljustrel, que tem um custo total de perto de 140 mil euros e que vai permitir remodelar por completo este espaço verde, propício ao lazer e ao convívio, mas dotando-o de mais e melhores condições. É uma intervenção que consideramos prioritária e que queremos finalizar o quanto antes, porque permitirá devolver este jardim à população de Messejana, mas também a todos os habitantes do concelho e a visitantes. Serão melhorados acessos, será criado um miradouro, constituído por uma pérgula para sombreamento, e vão ser instaladas zonas de estadia, de forma a beneficiar o sistema de vistas para a paisagem envolvente. Serão ainda recuperados muros em pedra e bancos que marcam a identidade deste local. O espaço terá novos baloiços infantis, aparelhos geriátricos, um parque de merendas e instalações sanitárias acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida.

 

Qual a importância social, para os cidadãos de Messejana, que este jardim poderá vir a ter, após a sua conclusão das obras?

O Jardim Padre Serralheiro marca as vivências de várias gerações de Messejana. Esta obra restituirá, assim, a dignidade a este local, porque faz parte da memória coletiva das gentes desta terra. Para além disso, significa o repor de um ponto de referência, de encontro e de partilha. E traduz também uma vontade antiga da população que, desde há vários anos, anseia por uma nova vida para este espaço. É, por isso, de elementar justiça a concretização desta intervenção no terreno. De referir, também, que presta homenagem a um pároco que esteve, de forma abnegada e solidária, ao serviço da comunidade e que a auxiliou, através de diversas formas, acompanhando-o nas suas necessidades e em prol do desenvolvimento desta vila.

 

E traduz também uma vontade antiga da popular como este jardim municipal, poderão contribuir para o encontro entre gerações e, consequentemente, fomentar a identidade da comunidade?

Este espaço público caracteriza-se ainda por se encontrar inserido no Centro Histórico de Messejana, sendo que esta obra virá beneficiar toda a zona envolvente, requalificando-a e aumentando as suas potencialidades. Deste modo é possível ganhar mais um local de atratividade e de visita, o que será também determinante para a fomentação do turismo. Será melhorada a imagem urbana, dando-se ainda resposta a novos desafios que devem ser abordados para que as localidades proporcionem ambientes de vida mais saudáveis e sustentáveis. Por todos estes motivos, para além de possibilitar o envolvimento de várias gerações, através de diversas atividades que vão poder começar a realizar-se futuramente neste local, acontecerão aqui novas vivências, o que, sem dúvida, só contribuirá para enriquecer ainda mais a identidade coletiva desta comunidade.

Comentários