Diário do Alentejo

Viana do Alentejo apresenta “Alentejo Figurado”

10 de janeiro 2022 - 15:25

A exposição “Alentejo Figurado”, da autoria de João António Gião Marques, vai estar patente ao público, na Igreja da Misericórdia, no Castelo de Viana do Alentejo, a partir do próximo dia 14 de janeiro e até 27 de março.

 

Trata-se da primeira exposição de Gião Marques, que inicia o ciclo de exposições temporárias na Igreja da Misericórdia em 2022, organizadas pelo município de Viana do Alentejo e com o apoio da Junta de Freguesia de Viana do Alentejo e da Direção Regional da Cultura do Alentejo (CCDR Alentejo).

 

Assim, a exposição “propõe ao visitante uma viagem etnográfica pelo Alentejo, dos hábitos e dos costumes, das tradições e das vivências de outrora, onde o trabalho do campo, de sol a sol, marcava o ritmo das sociabilidades”.

 

A mostra reúne mais de 20 peças, “permitindo partilhar com o visitante a perspetiva do autor e as suas memórias no trabalho escultórico de cada figura e cena trabalhada em madeira”.

 

Adicionalmente, a exposição insere-se no programa das comemorações do feriado municipal e pode ser visitada durante a manhã, entre as 09:30 e as 13:00, e durante a tarde, entre as 14:00 e as 17:30.

 

João António Gião Marques é natural de Viana do Alentejo, onde nasceu em 1961. “Desde muito cedo se dedicou ao trabalho escultórico, tendo começado a trabalhar a cortiça ainda jovem, relembrando ‘com saudade’ os tempos da 4.ª classe e a altura em que começou a dedicar-se a esculpir a madeira”, esclarece o município.

Comentários