Diário do Alentejo

“Setor cultural tem sido particularmente afetado pela pandemia”

18 de agosto 2021 - 12:20

Três perguntas a Ricardo Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Odemira

 

Texto José Serrano

 

Decorre, em Odemira, o programa cultural “Animar o Verão”, que levará às freguesias do concelho, até meados de setembro, exibições de música, teatro e espetáculos de rua. Representa esta iniciativa um novo ciclo de esperança, depois de um longo período conturbado, causado pela pandemia, vivido pelas populações de Odemira?

 

O setor cultural tem sido particularmente afetado pelos efeitos da pandemia e todas as medidas e iniciativas que possam ser realizadas para atenuar essas dificuldades são sempre um sinal de esperança – neste caso para os agentes culturais, mas também para as nossas populações, enquanto consumidoras de cultura. O programa cultural “Animar o Verão” concorre para esse desígnio e surge no contexto possível de retoma cultural, levando a cultura a todas as freguesias do concelho, através de uma programação que envolve, especialmente, agentes culturais locais.

 

É este certame, também, uma forma de apoiar o setor artístico, profundamente marcado pelas restrições sanitárias, pela impossibilidade de exercer a sua atividade?

 

É verdade. Quer este programa, em que o município investiu 65 mil euros, protocolados com as 13 freguesias do concelho, quer a iniciativa “Cultura Com Todos”, que decorre até ao final do ano, procuram responder a esse objetivo. Odemira tem uma comunidade artística, caracterizada pela diversidade e qualidade, que, a exemplo do que sucede no país, tem visto a sua atividade muito condicionada – por isso estas iniciativas são também uma forma de apoiar o setor artístico e cultural do concelho.

 

Que importância atribui, atualmente, à constituição de eventos culturais e artísticos na recuperação de uma “normalidade” social e económica, em Odemira?

 

A cultura contribui para a regeneração dos sítios, para a satisfação das comunidades e para a dinamização das economias locais. Acredito que seja uma satisfação, para todos, esta janela de oportunidade que se abriu para a cultura. O regresso dos eventos culturais contribui decisivamente para recuperar a confiança das pessoas e, dessa perspetiva, confiamos que contribui para o retomar da normalidade possível, num contexto que ainda requer alguns cuidados.

Comentários