Diário do Alentejo

Rede de Bibliotecas assina centenário de José Saramago

03 de maio 2021 - 17:10

Três perguntas a Paula Santos, diretora da Biblioteca Municipal José Saramago, em Beja.

 

Texto José Serrano

 

Foi assinado, dia 23 de abril, na Casa dos Bicos, em Lisboa, o memorando de entendimento entre a Rede de Bibliotecas Saramago e a Fundação José Saramago (FJS), no âmbito das comemorações do centenário do escritor. Qual a importância desta parceria, agora formalizada?

 

Com o estabelecimento desta parceria, cada biblioteca da Rede de Bibliotecas Saramago constitui-se como um ponto regional destas comemorações, desenvolvendo projetos e atividades próprias, acolhendo iniciativas de agentes locais e recebendo iniciativas organizadas pela FJS no âmbito do centenário do nascimento de José Saramago.

 

Quando se iniciarão as comemorações e o que nos pode, de elas, revelar?

 

As comemorações do Centenário do Nascimento de José Saramago irão iniciar-se no dia 16 de novembro de 2021 – data do nascimento do escritor –, com atividades em simultâneo, a partir das 17:30 horas, nas diversas bibliotecas que fazem parte da Rede de Bibliotecas Saramago, assim como na Fundação José Saramago e em diversos locais em Lisboa. As celebrações irão decorrer desde esse dia até ao final de 2022, ano em que José Saramago completaria 100 anos.

 

Tendo a Rede de Bibliotecas Saramago sido criada, em 2019, por iniciativa do Município de Beja, existe, nestas comemorações dos 100 anos do nascimento do Prémio Nobel da Literatura (1998), uma “responsabilidade acrescida” da Biblioteca de Beja? 

 

De facto, a Rede de Bibliotecas Saramago foi criada por iniciativa do Município de Beja, através da sua Biblioteca, tendo sido formalmente constituída a 22 de março de 2019 e conta como membros fundadores as Bibliotecas de Avis, Beja, Feijó (Almada), Instituto Politécnico de Leiria, Loures, Odemira e a Fundação José Saramago. A responsabilidade da Biblioteca Municipal de Beja, enquanto coordenadora desta rede, é garantir a sua dinâmica, assim como o cumprimento do compromisso assumido por todos os membros, expresso no seu documento fundador “Carta de Princípios da Rede de Bibliotecas Saramago”, que é promover projetos e atividades em torno da obra ou herança intelectual de José Saramago, numa estreita ligação com a FJS. A parceria desta rede, no âmbito das comemorações do centenário do nascimento de José Saramago, é o resultado natural da sua razão de existir, em torno desse objetivo comum.

Comentários