Diário do Alentejo

PS recomenda ao Governo investimento na Linha do Alentejo

01 de março 2021 - 16:40

Os deputados do PS por Beja, Pedro do Carmo e Telma Guerreiro, apresentaram um projeto de resolução relativo à modernização da Linha do Alentejo, no qual recomendam que a conclusão da sua eletrificação seja incluída no Plano Ferroviário Nacional e que seja ainda assegurado "um serviço de passageiros que promova a coesão e reduza o isolamento dos concelhos do Alentejo".

 

No diploma, os deputados recordam que o desinvestimento na rede ferroviária do Alentejo “foi especialmente nítido durante os governos de Aníbal Cavaco Silva, com o encerramento de significativa parte da rede, e a perda das ligações a vilas e cidades importantes como Serpa, Moura, Reguengos de Monsaraz, Estremoz ou Montemor-o-Novo”.

 

O projeto de resolução, que será debatido na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, acrescenta que, “numa inversão de tendência” e no “âmbito do que hoje conhecemos como corredor internacional sul, que aproveita as valências do Porto de Sines com uma rápida ligação à Europa”, foi requalificada a Linha do Alentejo no seu troço entre Bombel/Vendas Novas e Casa Branca, bem como o ramal entre Casa Branca e Évora.

 

“No entanto este investimento deixou de fora a ligação a Beja, e a população de Alvito, Cuba e Beja deparam-se hoje com uma infraestrutura degradada e um serviço de passageiros lento. Os 60 quilómetros que separam Beja de Casa Branca exigem uma viagem de 50 minutos. Os 60 quilómetros seguintes, entre Casa Branca e Poceirão, exigem apenas 34 minutos”, acrescentam os deputados.

 

No projeto de resolução, igualmente subscrito pelos deputados socialistas eleitos pelo círculo de Évora, Capoulas Santos e Noberto Patinho, a modernização e eletrificação da Linha do Alentejo, entre Casa Branca e Beja, e posteriormente entre Beja e a Estação de Ourique é apontada como “fundamental” para o desenvolvimento do Baixo Alentejo.

 

Embora a modernização do troço entre Casa Branca e Beja esteja inscrita no Programa Nacional de Investimentos 2030, com um prazo de conclusão máximo até 2025, os deputados entendem que é “preciso afirmar a ligação a Beja como estratégica para o Alentejo e para o país, e como uma ligação estruturante da rede ferroviária nacional”.

 

Numa altura em que o Ministério das Infraestruturas se prepara para apresentar, até final de março, o Plano Ferroviário Nacional, o projeto de resolução (sem força de lei) considera “fundamental” que a modernização e eletrificação do troço Casa Branca-Beja-Funcheira “seja  inscrita” no documento, recomendando ainda ao Governo que se assegure um serviço de passageiros “que promova a coesão e reduza o isolamento dos concelhos do Alentejo” e que seja estudada a “viabilidade e o trajeto da ligação ferroviária ao Aeroporto de Beja”.

Comentários