A 20.ª edição da Feira do Queijo do Alentejo, em Serpa, decorre até ao próximo domingo, dia 28,, em edição ‘online’ devido à pandemia de covid-19. Para Tomé Pires, presidente da Câmara de Serpa, entidade organizadora do certame, mesmo neste formato, “a importância da feira mantém-se, sempre com o objetivo principal de divulgar e promover o queijo e as produções agroalimentares de uma forma mais global, servindo igualmente para a promoção das potencialidades do concelho de Serpa”.
Texto Carlos Lopes Pereira
A XX Feira do Queijo do Alentejo, em Serpa, “vai ser totalmente em versão ‘online’, dando a volta possível às limitações da pandemia, se bem que não permita aquele convívio e troca direta de experiências que se tornaram tão importantes nestes três dias e que são no fundo a essência da feira. Vai, todavia, ser um espaço importante de debate e apresentação de experiências relacionadas com o tema. Em simultâneo, vão ser disponibilizados momentos de retrospetiva das edições anteriores deste certame”.
O anúncio é do presidente da Câmara de Serpa, que há duas décadas organiza em parceria com outras entidades o certame, visitado nos últimos anos, em cada edição, por milhares de pessoas. “Durante esta feira será apresentada a plataforma SerpaMarca.pt, plataforma de comércio digital que o município vai disponibilizar aos empresários do concelho durante o mês de março, como forma de promover os seus produtos e lojas, escoar o produto e aumentar a procura e assim melhor dinamizar os negócios”, revela Tomé Pires, explicando que “esta é mais uma possibilidade para os produtores e empresas se situarem no mercado, adaptando-se a uma nova realidade, com os produtos a irem até ao consumidor.
O autarca destaca a importância desta plataforma, que ficará disponível logo a seguir a esta edição da feira e será “um espaço destinado a todos os agentes económicos do concelho, não só nestes tempos complexos, mas para o futuro”.
EFEITOS DIFERENCIADOS NA PRODUÇÃO
A produção de Queijo Serpa no concelho foi, naturalmente, afetada pela pandemia de covid-19, mas os dados de que dispõe o município indicam situações diferenciadas. Por um lado, os produtores de menor dimensão foram mais afetados, sobretudo a partir do momento em que a restauração e atividades ligadas ao turismo encerraram. Por outro lado, as queijarias maiores, porque têm um mercado mais global, não sentiram tanto os efeitos da pandemia, adaptaram-se aos condicionalismos e conseguiram manter a produção.
Para o presidente da Câmara, “é interessante referir, como um dado positivo, que em plena pandemia registámos a entrada em funcionamento de uma nova queijaria em Serpa, no final do ano passado, e apesar de todos os constrangimentos está a ter resultados muito positivos, tendo já diversificado a produção para queijo de cabra e com distribuição em Lisboa”. No mesmo sentido positivo, Tomé Pires salienta a criação recente da Associação de Produtores do Queijo Serpa, que “poderá trazer uma nova dinâmica ao setor e a todo este processo” de produção e comercialização de um produto de alta qualidade.
Quanto a apoios governamentais e autárquicos aos produtores, para fazer face às consequências económicas da pandemia, o autarca diz que “sabemos pelas informações que vamos tendo que as medidas por parte do Governo serão insuficientes para dar resposta a esta situação”. Já o município tem vindo a trabalhar num conjunto de medidas, algumas até já definidas muito antes da pandemia, para apoiar e impulsionar a atividade económica.
Assim, seguramente, a abertura da Loja do Queijo e do Centro Interpretativo do Queijo, bem como a Loja dos Vinhos, no Mercado Municipal de Serpa (que a autarquia espera abrir assim que a situação pandémica o permitir), serão “espaços privilegiados para promoção e venda destes produtos e mais um instrumento de apoio aos produtores”, para além do próprio sítio web visit.serpa.pt, disponível desde finais de 2019.
A autarquia prevê ainda, a curto prazo, apresentar uma proposta concreta de apoio às pequenas e médias empresas do concelho. Segundo Tomé Pires, “muitas destas medidas estão previstas há algum tempo e têm vindo a ser trabalhadas para que agora possam avançar, sendo uma ajuda para os empresários e a economia do concelho”.
ATIVIDADES NAS REDES SOCIAIS
Todas as atividades da Feira do Queijo serão difundidas através das redes sociais, nomeadamente na conta Serpa Terra Forte do Facebook e de ligações ao sítio ‘web’ institucional do município e ao canal Youtube. Amanhã, sábado, haverá um ‘webinar’ da responsabilidade da Escola Superior Agrária de Beja com o tema “Investigação e desenvolvimento no setor dos laticínios” e uma mesa redonda sobre os elementos diferenciadores neste setor, bem como o ‘roadshow’ tenológico “Valorização Integrada do Cardo – DOP Serpa em análise”, promovido pelo Cebal (Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo).