Diário do Alentejo

“O envelhecimento da população é dos principais problemas”

22 de fevereiro 2021 - 14:20

Entrevista a António João Valério, presidente da Câmara Municipal de Alvito

 

António João Valério, presidente da Câmara Municipal de Alvito, em entrevista ao “Diário do Alentejo, faz o balanço do atual mandato, considerando-o “interrompido”, pela situação pandémica que, desde há um ano, se vive. Uma situação que, segundo o autarca, levou os responsáveis municipais, a terem que, “inevitavelmente”, olhar de forma preponderante para “situações de emergência social e de saúde pública”.

 

Texto José Serrano

 

O que se modificou no concelho de Alvito, desde a presidência camarária que iniciou em 2017?

Não é um mandato, de quatro anos, que modifica o que quer que seja num concelho; particularmente o atual mandato, “interrompido” pela pandemia que estamos a viver e que inevitavelmente nos concita para situações de emergência social e de saúde pública. Iniciámos um conjunto de ações com vista à melhoria da qualidade de vida dos munícipes e implementámos medidas de aprofundamento de apoio social, com particular destaque na ação e na promoção da educação, no concelho.

 

Quais as “obras” que considera serem, até à data, as mais emblemáticas deste seu mandato?

Destaco, particularmente, a recuperação e requalificação dos edifícios degradados do chamado terreno do Assis, onde vamos criar um espaço multiusos que, brevemente, irá albergar a Escola Profissional de Alvito. Para além desta obra, refira-se ainda a requalificação das piscinas e o seu espaço envolvente; a construção da creche, no edifício da antiga escola primária de Vila Nova da Baronia, concretizando assim uma ambição, de décadas, daquela comunidade; a criação da zona de atividades económicas de Vila Nova da Baronia; o restauro da Ermida de Sant 'Águeda, também em Vila Nova da Baronia; a recuperação dos azulejos da Igreja Matriz de Alvito e ainda a requalificação de praticamente todos os espaços verdes do concelho. Finalmente, refiro: o Alvito Social e o Aproximar, programas de apoio à população que me merecem particular cuidado; a Estratégia Local de Habitação, que irá contribuir para minimizar os problemas de habitação condigna e acessível, no concelho e o Plano de Intervenção em Espaço Rústico a que está associado um projeto de dinamização da produção hortícola no concelho, numa perspetiva de recuperação/dinamização das hortas, com uma acentuada vertente de educação alimentar e de promoção de mercados de proximidade.

 

Que objetivos, por si ambicionados para este mandato, poderão ficar por cumprir?

Por cumprir: a recuperação dos caminhos municipais, como as estradas de Alfundão e do Rio Seco e a criação da zona de atividades económicas (ZAE) e o posto da Guarda Nacional Republica (GNR) de Alvito. Da ZAE de Alvito, estamos agora a trabalhar no projeto e está para breve a abertura do lançamento da empreitada do posto da GNR. Por concretizar, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Alvito, está a casa mortuária e o museu de arte sacra, ambos, com projetos já aprovados e a casa mortuária de Vila Nova da Baronia, em cujo projeto estamos agora a trabalhar.

 

Com as próximas eleições autárquicas marcadas para setembro/outubro (ainda sem data definida), qual a sua principal prioridade nesta “reta final” de mandato?

Concluir as obras iniciadas, nomeadamente o Posto de Turismo de Alvito, as Grutas do Rossio, a recuperação dos jardins do PULA e da Casa do Povo em Alvito e Vila Nova da Baronia, iluminação da Ermida de Santa Luzia, a recuperação da Torre do Relógio do edifício da Câmara, o arranjo do Largo da Igreja Matriz de Vila Nova da Baronia e a recuperação do caminho municipal – estrada da Fonte da Telha.

 

Na sua perspetiva, quais os principais problemas com que o concelho se debate?

Envelhecimento da população, baixas taxas de natalidade, dificuldade de fixação dos jovens e de quadros, com consequências ao nível da falta de massa crítica, no concelho.

 

Quais os principais desafios que o presidente de câmara, que será eleito para o quadriénio 2021/2025, terá pela frente?

Acessibilidades, dinamização/promoção do ensino – particularmente o profissional –, e sustentabilidade do projeto Pousada do Castelo de Alvito, associado à Novalvito.

Comentários