Diário do Alentejo

Covid-19: Menor pressão leva Ulsba a reduzir camas

19 de fevereiro 2021 - 18:00

O hospital de Beja vai reiniciar, na próxima semana, a cirurgia de ambulatório e retomar, gradualmente, consultas e exames, após o “decréscimo de pressão” nos serviços com doentes com covid-19. Fonte da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) indicou  existe “um decréscimo de pressão sobre a estrutura hospitalar”, pelo que a unidade já procedeu “de novo ao ajustamento da sua oferta de internamento”.

 

Segundo a mesma fonte, o hospital de Beja passou de “64 para 42 camas em enfermaria” destinadas a doentes com covid-19, agora com “uma taxa de ocupação de 80%”, e manteve “as 12 camas em unidade de cuidados intensivos” para pacientes infetados, onde se verifica “uma taxa de ocupação de 75. Esta alteração permite libertar a área de cirurgia de ambulatório e planear o reinício desta atividade, para a próxima semana, começando a dar resposta à lista de espera cirúrgica de ambulatório”.

 

A fonte da ULSBA referiu que também “está a ser programada a reabertura de camas para internamento de doentes cirúrgicos” para permitir “a retoma da atividade cirúrgica programada”. Contudo, esta atividade “está dependente da manutenção favorável da situação epidemiológica e será equacionada o mais rapidamente possível. Com o reajuste das estruturas à sua normalidade, de forma progressiva, dar-se-á início à retoma das restantes atividades, como consultas, meios complementares de diagnóstico e terapêutica e o hospital de dia”.

 

A fonte hospitalar notou que estas atividades “não foram suspensas na sua totalidade”, mas sim “reduzidas, no momento de pico da pandemia, às situações consideradas muito prioritárias ou prioritárias”.

Comentários