Diário do Alentejo

Ovibeja 2021 cancelada. ACOS anuncia feira online

21 de janeiro 2021 - 12:30

A Ovibeja 2021 foi cancelada devido à pandemia de covid-19, e vai ser substituída por uma feira virtual de dois dias, em 22 e 23 de abril, anunciou a organização da maior feira agropecuária do país. “Embora sabendo da importância que representa para a agricultura e todas as atividades económicas e sociais da região, e até mesmo do país, a comissão organizadora viu-se obrigada a reconhecer que não estão reunidas as condições para realizar a 37.ª Ovibeja nos moldes tradicionais”, refere fonte da ACOS.

 

A mesma fonte adianta, no entanto, que “foi decidido assinalar a data” com a realização de uma feira “num formato moderno, com recurso a tecnologias de comunicação e informação” durante dois dias no mês de abril.

 

O programa da Ovibeja ‘digital’ ainda “está em construção”, mas é certo que “não terá expositores nem espetáculos”, devendo decorrer num “formato misto”, online e presencial, “sempre no respeito pelas normas de higiene e segurança” definidas pelas autoridades nacionais de saúde.

 

Um dos eventos que não vai deixar de acontecer, por exemplo, é a 10.ª edição do Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra, “um dos mais cotados a nível mundial”, refere a comissão organizadora, sem precisar os moldes em que o mesmo vai decorrer, mas frisando que já está “a receber amostras de azeite” até ao dia 19 de março.

 

Além disso, com o objetivo de “suscitar a discussão e o debate junto de agricultores e produtores pecuários, estudantes e investigadores políticos”, a 37.ª edição da Ovibeja vai também organizar conferências online sobre diversas áreas relevantes para o setor.

 

“Agricultura, pecuária, alterações climáticas e biodiversidade, olival e regadio e a nova PAC [Política Agrícola Comum]” são alguns dos temas prometidos pela organização, que pretende realizar uma feira apelativa para todos os escalões etários.

 

“Aos mais jovens, ligados à agricultura, vão ser propostos desafios, via ‘net’ e presenciais, que apelem às suas competências técnicas (práticas e teóricas), atitudes colaborativas, gestão de risco, capacidade de organização, de liderança e de partilha”, anuncia a organização.

Comentários