Diário do Alentejo

Covid-19: Hospitais do Alentejo começaram vacinação

30 de dezembro 2020 - 10:30

Os hospitais e os agrupamentos dos centros de Saúde do Alentejo já receberam “as primeiras vacinas” contra a covid-19 e iniciaram ontem a primeira fase da vacinação, revelou a Administração Regional de Saúde (ARS). Em comunicado, a ARS do Alentejo anunciou que as vacinas chegaram na segunda-feira e que a vacinação, que abrange os profissionais de saúde da região, nesta fase inicial, começaram ontem de manhã.

 

No caso da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), serão vacinados, nesta primeira fase, 180 profissionais de Saúde, entre médicos, enfermeiros e assistentes operacionais, revelou o respetivo conselho de administração. “Uma médica internista, um enfermeiro do Serviço de Urgência e uma assistente operacional do Serviço de Medicina, desde o início a trabalharem na linha da frente de combate à covid-19, foramos primeiros profissionais de saúde a serem vacinados no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja”, o que marca o “pontapé de saída” do processo na ULSBA, indicou fonte do conselho de administração.

 

O arranque do processo no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) foi presenciado pelos secretários de Estado adjuntos da Saúde e da Defesa Nacional, António Lacerda Sales e Jorge Seguro Sanches, respetivamente.  Segundo Lacerda Sales, tratou-se de “um dia muito importante": “É o primeiro dia de vacinação nos cuidados primários de Saúde”, o que representa “um motivo de grande satisfação, de grande orgulho para o país e para a região”, realçou.

 

Lembrando que, nesta primeira fase, estão a ser vacinados apenas profissionais de Saúde, Lacerda Sales garantiu que este processo protege também a população. “Cada vacina que damos a um profissional de Saúde é uma garantia de resposta para a segurança de todos os portugueses”, afiançou, acrescentando: “É uma resposta muito importante para os nossos cuidadores, para aqueles que cuidam de nós, neste caso os profissionais de saúde”.

 

Comentários