Diário do Alentejo

Covid-19: Surto com 32 infetados em lar de Mértola

23 de dezembro 2020 - 10:40

Um surto com 21 utentes e 11 funcionários infetados pelo vírus da doença covid-19 foi detetado no lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Mértola. O primeiro caso de infeção confirmado foi de um utente do lar, que começou a ter febre e foi ao hospital de Beja, onde fez um teste de despiste do vírus que deu resultado positivo, explicou o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mértola (SCMM), José Alberto Rosa. Foram depois feitos testes a todos os outros utentes e aos funcionários do lar, o que permitiu detetar os restantes 31 casos de infeção, nomeadamente em mais 20 idosos e em 11 trabalhadores.

 

Segundo o provedor, o idoso que foi o primeiro caso de infeção confirmado está internado no hospital de Beja e os restantes idosos infetados estão no lar e isolados numa ala separada dos outros utentes que tiveram resultado negativo nos testes. Já os funcionários infetados estão a recuperar em casa, indicou José Alberto Rosa, referindo que a "grande dificuldade" da SCMM "é conseguir mão-de-obra para assegurar a assistência e os cuidados" aos idosos. 

 

"É um problema que estamos a tentar contornar", frisou, referindo que a SCMM fechou o seu Centro Infantil e o Centro de Atividades de Tempos Livres, situados na vila de Mértola, para os respetivos funcionários poderem dar apoio ao lar.

 

A Câmara de Mértola vai montar uma infraestrutura, "uma espécie de hospital de campanha", no Pavilhão Desportivo Municipal da vila, para onde deverão ser transferidos os utentes infetados que estão no lar. "O objetivo é colocar lá todos os utentes infetados para no lar ficarem apenas os não infetados", explicou.

Comentários