Diário do Alentejo

Covid-19: Mais duas mortes no lar do Salvador em Beja

11 de novembro 2020 - 20:30

O número de vítimas mortais do surto de covid-19 no Lar do Salvador, em Beja, subiu para quatro, com a morte de mais dois utentes. Os dois idosos, que morreram recentemente, estavam internados em enfermarias da área dedicada à covid-19 no hospital de Beja, precisou a presidente da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), Conceição Margalha.

 

Segundo a responsável, todos os infetados no surto no Lar de Idosos do Centro Paroquial e Social do Salvador que estiveram internados no hospital de Beja e sobreviveram já tiveram alta relacionada com a doença covid-19. O surto de covid-19 identificado no lar foi divulgado pela ULSBA no dia 19 de outubro e infetou um total de 32 pessoas, nomeadamente 25 utentes - quatro dos quais morreram - e sete funcionários.

 

O primeiro caso de infeção pelo novo vírus que provoca a doença covid-19 detetado no lar foi o de uma funcionária que fez um teste que deu resultado positivo no âmbito de um programa de testagem aleatória efetuado pela Segurança Social, explicou fonte da ULSBA.

 

Na sequência do primeiro resultado positivo, foram feitos testes de despiste de covid-19 a contactos diretos da funcionária, o que permitiu detetar a infeção em outras duas funcionárias do lar. Por isso, a autoridade de saúde decidiu realizar testes a todos os utentes e aos restantes funcionários do lar, o que levou à deteção da infeção em 25 utentes e mais quatro funcionários.

Comentários