Diário do Alentejo

Cuba vai criar centro de recolha oficial de animais

05 de novembro 2020 - 18:55

A Câmara de Cuba vai criar um centro de recolha oficial de animais na vila, num investimento de cerca de 139 mil euros. O Centro de Recolha Oficial de Animais de Cuba vai ser construído num terreno municipal situado nas imediações do parque de materiais e viaturas da autarquia e afastado do centro urbano e das áreas residenciais e comerciais da vila, refere o município.

 

Segundo a autarquia, o centro será composto por um edifício de apoio, um bloco de boxes para alojamento e uma área verde e de circulação exterior de animais. O edifício de apoio irá albergar os serviços gerais de enfermaria, um gabinete veterinário, atendimento e “salas de quarentena e de occisão” e o bloco de boxes incluirá uma área coberta e outra exterior fechada para movimentação livre de animais.

 

Já a área verde e de circulação exterior poderá ser usada para movimentação e descompressão de animais em grupo ou individualmente e também servir de enquadramento paisagístico ou para permanência de público.

 

A Câmara de Cuba informa que já foi aprovada a candidatura que apresentou em maio de 2018 para obter cofinanciamento para a criação do centro no âmbito do Programa de concessão de incentivos financeiros para a construção e a modernização de centros de recolha oficial de animais de companhia.

 

Com a aprovação da candidatura, o município já garantiu um cofinanciamento para a construção do centro no valor de 50 mil euros, o equivalente a 35% do investimento total. O município refere que a candidatura previa inicialmente um cofinanciamento de 60% do investimento total, sendo os restantes 40% assegurados pela autarquia.

 

Este cofinanciamento de 50 mil euros fica "abaixo do previsto", refere o município, frisando que "fará um esforço suplementar" para assumir a restante verba de 89 mil euros por considerar que "é necessária" a criação do Centro de Recolha Oficial de Animais de Cuba, "numa área de atuação que se revela cada vez mais importante".

Comentários