Diário do Alentejo

Covid-19: Misericórdia de Grândola com mais 18 infetados

04 de novembro 2020 - 15:55

Mais 13 utentes e cinco funcionários da Misericórdia de Grândola estão infetados com o vírus que provoca a covid-19, elevando para 45 o número de casos relacionados com este surto. Fonte da Autoridade de Saúde Pública local avançou que foram identificados mais 13 utentes e cinco funcionários daquela Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) com resultados positivos, na sequência dos testes realizados nos últimos dias para despistar o novo coronavírus Sars-Cov-2.

 

“Os testes realizados no dia 30 de outubro [sexta-feira], no Bloco 03, revelaram mais quatro utentes e cinco trabalhadores positivos. Nos testes que fizemos esta segunda-feira, no Bloco 01, onde está o maior número de infetados, foram detetados mais nove residentes positivos”, explicou o delegado de saúde de Grândola, Ismael Selemane. O número de infetados relacionados com o surto da Misericórdia de Grândola subiu de 27 para 45, adiantou o responsável, indicando que no total estão incluídos 29 residentes, 10 funcionários e seis pessoas na comunidade.

 

De acordo com o delegado de saúde de Grândola, este surto já obrigou ao internamento de dois utentes da Misericórdia, no Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém. Na próxima sexta-feira, “vamos fazer um novo teste ao Bloco 03 onde foram detetados mais dois positivos”, num total de 52 utentes e a um número não especificado de trabalhadores. “Como foram detetados mais cinco trabalhadores positivos estamos a fazer a identificação dos contactos para depois testar”.

 

Os primeiros cinco casos de infeção na Misericórdia de Grândola foram detetados no passado dia 17 de outubro, após testes de despiste da covid-19 realizados aos 105 funcionários da instituição, quatro deles trabalhadores da cozinha e um que desempenha outras funções. No dia 21 de outubro foi efetuado “um rastreio aos 39 residentes do bloco 01” da Misericórdia, que resultou na deteção de seis casos, confirmou o delegado de saúde de Grândola.  Dois dias depois, o rastreio foi alargado “aos restantes utentes d os blocos 02 e 03”, num total de 109 testes, tendo sido detetado um caso positivo.

Comentários