Diário do Alentejo

Ferreira do Alentejo: Surto de covid-19 infeta 20 trabalhadores

04 de novembro 2020 - 15:50

Um surto com 20 trabalhadores imigrantes infetados pelo vírus que provoca a covid-19 foi identificado na aldeia de Santa Margarida do Sado, concelho de Ferreira do Alentejo, distrito de Beja. Os infetados fazem parte de um grupo de 24 imigrantes que vivem juntos num espaço com várias casas naquela aldeia e trabalham também juntos em explorações agrícolas no concelho, explicou o presidente da Câmara de Ferreira do Alentejo, Luís Pita Ameixa.

 

Após ter sido confirmada a infeção num dos imigrantes, foram feitos testes de despiste da presença do vírus que provoca a doença covid-19 aos restantes 23 elementos do grupo, tendo mais 19 tido resultados positivos e os restantes quatro dado negativos, disse. Trata-se de um surto "circunscrito" ao grupo de imigrantes, que "não tinha contactos assíduos com a comunidade local", o que "ajudou a evitar o alastrar" da infeção a outros habitantes da aldeia.

 

Segundo o autarca, os 20 imigrantes infetados "não têm sintomas graves" de covid-19 e estão em confinamento obrigatório em casas do espaço onde vivem na aldeia e separados dos restantes quatro que tiveram resultados negativos. A entidade patronal responsabilizou-se por garantir as boas condições de alojamento, a alimentação e o abastecimento de produtos e bens essenciais aos 24 infetados.

 

O grupo também está a ser acompanhado pela autoridade de saúde local, pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Ferreira do Alentejo e pela GNR, neste caso "no sentido de garantir que o confinamento obrigatório a que os imigrantes estão sujeitos é cumprido", disse o autarca.

 

De acordo com Luís Pita Ameixa, até hoje, no concelho de concelho de Ferreira do Alentejo, há registo de 30 pessoas infetadas pelo vírus da covid-19, das quais 22 estão com infeções ativas e oito já recuperaram. A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos e mais de 46,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo o mais recente balanço feito pela agência francesa AFP.

Comentários