Diário do Alentejo

Projeto para idosos vence Orçamento Participativo de Castro

20 de outubro 2020 - 17:05

A proposta de aquisição de três triciclos a pedal e elétricos para levar idosos em passeio foi a vencedora da edição deste ano do Orçamento Participativo (OP) da Câmara de Castro Verde.

 

Segundo o município do distrito de Beja, a proposta intitulada “Pelo Direito ao Vento nos Cabelos – Pedalar sem Idade Castro Verde”, no valor total de 39.190 euros (IVA incluído), somou um total de 104 votos e vai ser incluída no orçamento da Câmara Municipal para 2021.

 

O projeto, apresentado por Cidália Guerreiro Alves, é inspirado no movimento “Cycling Without Age”, que, com apoio de voluntários, se dedica a apoiar idosos institucionalizados ou da comunidade através de passeios de 30 minutos ou mais em veículos adaptados para o efeito.

 

Proporcionar benefícios no bem-estar geral dos idosos, “com efeitos positivos ao nível biopsicossocial e aumento da sua autoestima e autoconfiança”, ou garantir “o direito de experimentar a natureza, visitar ou revisitar sítios da sua localidade/comunidade ao sabor da bicicleta, dando-lhes oportunidade de contar a sua história no ambiente em que viveram as suas vidas”, são algumas das metas da proposta vencedora do OP.

 

O projeto prevê a aquisição de três ‘trishaws’, veículos de três rodas a pedal e elétricos com capacidade para dois passageiros e um tripulante, para a realização dos passeios, assim como a dinamização de parcerias com entidades locais.

 

O OP de Castro Verde tem uma dotação total de 40 mil euros e foi criado pela Câmara Municipal em 2019, com o propósito de “aproximar os munícipes das políticas públicas municipais”, mediante a recolha e integração de propostas de utilidade coletiva” no seu orçamento do ano seguinte.

 

A iniciativa é aberta a todos os cidadãos a partir dos 16 anos, estudantes, residentes ou recenseados no concelho, sendo que as propostas apresentadas devem incidir sobre as áreas de Espaço Público, Espaços Verdes, Higiene Urbana, Cultura e Desporto, Ação Social e Saúde, Educação e Juventude, Modernização Administrativa, Trânsito, Infraestruturas e Mobilidade, Turismo e Desenvolvimento Económico, Ambiente, Segurança e Proteção Civil.

 

A fase de votação em 2020 decorreu entre os dias 1 e 16 de outubro e contou com 15 propostas a concurso, somando um total de 340 votos por parte da população.

Comentários