Diário do Alentejo

Covid-19: Sindicato reclama testes nas escolas de Évora

20 de outubro 2020 - 16:40

O Sindicato dos Professores da Zona Sul defendeu a necessidade de realização de testes para detetar o novo coronavírus SARS-CoV-2 nas escolas do distrito de Évora, nas quais se têm vindo a registar casos de covid-19.

 

“Desde o início do ano letivo que se têm vindo a registar casos de covid-19 nos Agrupamentos de Escolas do distrito de Évora, sendo hoje muito poucos os agrupamentos onde ainda não se registaram casos”, argumentou o Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS).

 

Fonte sindical diz que “têm que ser garantidas todas as medidas para que o ensino continue a ser, por norma, presencial” e “o que gera confiança e tranquilidade não é o encobrimento, mas sim a transparência”, pelo que “as escolas não podem ser um mundo à parte do que se passa na saúde". O SPZS reafirma a "necessidade de testes nas escolas do distrito de Évora para travar o contágio”.

 

A divulgação, em cada escola e jardim-de-infância e junto da comunidade educativa, da “existência de casos, sempre que surjam, e quais os procedimentos adotados” ou o “reforço das verbas destinadas à aquisição de materiais de higienização, limpeza e Equipamentos de Proteção Individual (EPI)” foram algumas das medidas reclamadas pelo sindicato.

 

O SPZS exigiu também a “obrigação da realização de testes a todas as pessoas que contactaram com a pessoa infetada, nomeadamente quem com ela partilhou espaço fechado na escola”, como “sala de aula, refeitório, espaço desportivo, sala TIC ou qualquer outro”,

 

O “reforço de assistentes operacionais” e “de docentes”, uma vez que, “a cada dia aumenta o número de alunos que têm que permanecer em casa e as escolas não têm recursos que garantam o seu acompanhamento à distância”, foi também uma reivindicação da estrutura sindical.

 

“Ficar infetado com ‘covid’ é um risco que todos corremos e a obrigação de cada um, se tal acontecer, é fazer tudo para proteger os outros”, sustentou.

Comentários