Diário do Alentejo

Mais de metade das vagas do IPBeja preenchidas na 1.ª fase

09 de outubro 2020 - 12:05

Das 594 vagas disponibilizadas pelo Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), 325 (54,7 por cento) foram preenchidas na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso Ensino Superior (Cnaes). Cinco dos cursos de licenciatura lecionados na instituição (Desporto, Gestão de Empresas, Solicitadoria, Terapia Ocupacional e Enfermagem) tiveram as vagas totalmente preenchidas. Este ano, em relação a 2019, o IPBeja colocou mais 94 alunos na 1.ª fase.

 

Texto Carlos Lopes Pereira

 

São “resultados positivos: comparativamente com o ano passado, aumentámos em 30 por cento as colocações (mais 94 alunos) tendo cinco dos nossos cursos ficado totalmente preenchidos” – assim avalia o presidente do IPBeja, João Paulo Trindade, os resultados da 1.ª fase do concurso nacional. É previsível na 2.ª fase o preenchimento total das restantes vagas? “Relativamente a alguns cursos, sim. Outros, que em termos nacionais são menos atrativos, não é expectável o preenchimento total na 2.ª fase do Cnaes”, afirma. E realça que muitos cursos do IPBeja “têm um maior número de entradas através dos concursos especiais de acesso”. 

 

Apesar do contexto de pandemia de covid-19 e de uma anunciada crise económica e social, regista-se um aumento do número de novos estudantes no ensino superior. João Paulo Trindade explica: “O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior tem vindo a desenvolver medidas para este setor, alinhadas com outras medidas de políticas públicas, no sentido de promover um maior e mais inclusivo acesso ao ensino superior, no sentido da capacitação generalizada da sociedade portuguesa. Tendo existido este ano um aumento do número de candidatos ao ensino superior, seria previsível que o IPBeja também refletisse esse impacto, apesar da situação pandémica em que vivemos. A diminuição da oferta de emprego junto dos jovens e o menor número de candidaturas a instituições de ensino superior estrangeiras também terá contribuído para este aumento”.

 

Mais duas residências

No novo ano letivo, o IPBeja vai continuar a disponibilizar e melhorar a resposta imediata às necessidades crescentes de procura de alojamento por parte dos estudantes. Apesar da ligeira redução do número de camas provocada pelas medidas de resposta à pandemia, assegura uma oferta de cerca de 400 camas distribuídas pelas seis residências que se mantêm em pleno funcionamento. O presidente do IPBeja revela que no início deste ano letivo vão ser inauguradas mais duas residências que, apesar da sua menor capacidade, oferecerão ótimas condições aos seus utentes”.

 

Quanto às medidas para enfrentar a pandemia, João Paulo Trindade transmite uma mensagem de confiança à comunidade: “Estamos atentos, temos investido significativamente na preparação e planeamento do próximo ano letivo, implementando as medidas e recomendações das autoridades de saúde, garantindo a segurança e saúde de todos aqueles que trabalham e estudam no IPBeja”. E mais: “O desafio é exigente, estamos conscientes da necessidade de monitorização constante e abertos a eventuais ajustamentos ao planeado, designadamente no que se refere às metodologias de lecionação das aulas. Mas estamos confiantes e queremos transmitir essa confiança no futuro a toda a comunidade, interna e externa, garantindo, sempre, a qualidade da formação que aqui é oferecida”.

Comentários