Diário do Alentejo

Ourique: Morreu idoso infetado com covid-19

04 de outubro 2020 - 09:05

Um idoso de 95 anos que estava internado no hospital de Beja e era um dos infetados do surto de covid-19 em Santa Luzia, concelho de Ourique, morreu na unidade hospitalar.

 

Fonte da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) explicou que o homem, que “estava internado no piso de Medicina Covid”, morreu “na sexta-feira à noite”, por volta das “23:00”.

 

O presidente da Câmara de Ourique, Marcelo Guerreiro, confirmou tratar-se de “um homem de 95 anos" que não era utente do lar mas residia em Santa Luzia, e que era um dos infetados do surto que eclodiu na aldeia.

 

Este surto teve origem num primeiro caso positivo de covid-19 no lar de Santa Luzia, o de uma idosa de 85 anos, detetado a 13 de setembro, após um teste realizado pela utente devido a "um episódio hospitalar de urgência" no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, pertencente à ULSBA, onde acabou por ficar internada.

 

O surto provocou um total de 45 infetados, dos quais 27 no lar propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Ourique, sendo 14 utentes e 13 funcionários, e os restantes pessoas da comunidade.

 

Dos 45 infetados, três foram internados no hospital em Beja, mais precisamente o idoso que agora faleceu, uma funcionária do lar, que entretanto “já regressou a casa”, e a utente que foi o primeiro caso positivo confirmado e que “continua hospitalizada” e “estável”, revelou o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ourique, José Raul dos Santos.

 

Segundo o provedor, “neste momento já só há um utente do lar positivo” e, como “ainda havia quatro funcionários e sete utentes inconclusivos, na segunda-feira vão repetir o teste”.

 

Comentários