Diário do Alentejo

Câmara de Vidigueira anuncia requalificação de praça

01 de outubro 2020 - 18:00

 Praça da República da vila alentejana de Vidigueira vai ser requalificada, num investimento de 209 mil euros para a tornar mais atrativa e acessível.

 

Trata-se de "uma obra com um investimento moderado e o objetivo não é fazer uma requalificação profunda, nem mudar a traça da Praça da República, que é bastante característica, mas sim dotá-la de melhores condições de acessibilidade e mobilidade", explica Rui Raposo, presidente da Câmara de Vidigueira

.

Segundo o autarca, "com a preocupação de enquadrar o conjunto edificado", com destaque para os edifícios dos Paços do Concelho e da igreja da Misericórdia, a obra pretende "tornar a Praça da República um espaço mais atrativo e, sobretudo, acessível a todas as pessoas", incluindo as que têm mobilidade reduzida.

 

A obra também pretende melhorar e ampliar zonas pedonais e reordenar o estacionamento para "melhorar a acessibilidade" para pessoas com mobilidade reduzida, "tornar a praça mais segura para a circulação de veículos e peões" e criar "melhores condições" de acesso ao comércio local existente na zona.

 

A candidatura a cofinanciamento por fundos comunitários já foi aprovada e o município espera lançar ainda este ano o concurso público para adjudicar a empreitada, disse Rui Raposo, admitindo que a obra deverá começar em 2021.

 

A obra vai implicar um investimento de 209.638 euros, que será financiado em 85% (178.193 euros) por fundos comunitários e em 15% (31.445 euros) por verbas do município.

 

Segundo o autarca, a obra contempla a eliminação de todas as barreiras arquitetónicas, a criação de espaços de estadia e recreio e de passeios com maiores dimensões, assim como o reordenamento do estacionamento automóvel, sendo realizada no âmbito do projeto "Vidigueira + Acesso", que está integrado no Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.

Comentários