Diário do Alentejo

Mértola: Caso de covid-19 detetado em lar da Misericórdia

01 de outubro 2020 - 12:10

Uma utente do lar da Santa Casa da Misericórdia de Mértola testou positivo à covid-19, pelo que vão ser feitos testes aos restantes utentes e funcionários. O caso de infeção foi comunicado hoje pela autoridade de saúde e depois de ter sido detetado na sequência de uma deslocação da idosa às urgências do hospital de Beja, onde lhe foi feito o teste de despiste, que deu resultado positivo, contou Jorge Rosa, presidente da Câmara de Mértola.

 

Em declarações à Lusa, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mértola (SCMM), José Alberto Rosa, explicou que a idosa, na casa dos 80 anos, foi na passada segunda-feira às urgências do hospital de Beja por "apresentar uma tosse persistente". Por se tratar de um dos sintomas da doença covid-19, a idosa fez o teste de despiste no hospital e voltou no próprio dia para o lar, onde ficou em isolamento a aguardar o resultado, que foi comunicado hoje pela autoridade de saúde, explicou o provedor.

 

Segundo Jorge Rosa, devido à deteção do caso, vão ser feitos na quinta-feira testes de despiste de covid-19 a todos os restantes utentes e funcionários da SCMM e os resultados deverão ser conhecidos no próprio dia. Até serem concedidos os resultados, que "serão essenciais para determinar os passos a seguir", todos os restantes utentes vão permanecer no lar, sendo que, por decisão da autoridade de saúde, cinco deles foram "isolados", porque "tiveram mais contacto" com a idosa infetada, disse o autarca. Já os funcionários continuam a trabalhar no lar e após terminarem os turnos de trabalho não irão para as respetivas casas, mas sim para outras instalações facultadas pelo município, "para se tentar estancar um possível surto".

 

Segundo o provedor da SCMM, estão a ser tomadas as medidas definidas em plano de contingência, no âmbito das quais as visitas aos utentes e o atendimento ao público no lar foram suspensos. Atualmente, o lar da SCMM tem 72 utentes, dos quais três estão internados no hospital de Beja "por outras razões" que não a doença covid-19, e cerca de 50 funcionários, disse José Alberto Rosa. À exceção da idosa, todos os restantes 68 utentes que estão a residir no lar e os funcionários estão "assintomáticos", frisou o provedor.

Comentários