Diário do Alentejo

Câmara de Cuba investe na criação de ‘retail park’

30 de setembro 2020 - 16:00

A Câmara de Cuba vai investir um milhão de euros na criação de um 'retail park' na zona norte da vila para instalação de novas atividades económicas nas áreas de comércio, serviços e pequena indústria. O 'retail park' irá ocupar uma área com cerca de 35 mil metros quadrados e incluir oito lotes - sete para uso comercial e um para um equipamento de utilização pública -, espaços verdes e mais de 200 lugares de estacionamento.

 

A implementação do projeto "deverá decorrer num período de cinco anos" e implicar um investimento previsto de cerca de um milhão de euros, que poderá ser financiado por fundos comunitários e verbas municipais.

 

Segundo o município, o 'retail park' vai ser criado numa área de expansão situada na zona norte e na envolvente de três dos principais equipamentos da vila de Cuba, nomeadamente a Escola Básica Integrada com Jardim-de-Infância Fialho de Almeida, o parque de feiras e exposições e o quartel dos bombeiros voluntários.

 

Com a primeira fase do parque industrial de Cuba "consolidada", "importa agora planear em detalhe uma proposta de ocupação" da área, diz fonte da autarquia, referindo que está a ser elaborado o plano de pormenor de Cuba norte com o objetivo de criar o 'retail park' e "condições para a instalação de novas atividades económicas nas áreas de comércio, serviços e pequena indústria de proximidade".

 

Segundo o presidente da Câmara, João Português, o plano de pormenor "assenta numa estratégia destinada a criar condições específicas em termos de gestão de território e de potencialização do concelho no que diz respeito à atração de novos investidores". Já estão "assegurados alguns investimentos de iniciativa privada", sublinha o autarca, adiantado que a construção do primeiro estabelecimento comercial na zona deverá começar "ainda no decorrer deste ano".

 

De acordo com o município, o plano de pormenor “pretende dar resposta à necessidade de planear de forma sustentável e coerente, estabelecendo relações de continuidade com a malha urbana existente". Desta forma, será possível "tornar atrativo o território de intervenção, criando condições para a instalação de novas atividades económicas" e "podendo, consequentemente, ter um impacto muito significativo na criação de novos postos de trabalho no concelho".

Comentários