Diário do Alentejo

Covid-19:Morreu idosa de lar ilegal em Évora que estava internada

17 de setembro 2020 - 15:10

Uma utente de um lar ilegal em Évora infetada com covid-19 e que se encontrava internada no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) morreu na noite de quarta-feira, revelou a unidade hospitalar. A vítima tinha 88 anos. Dos outros três utentes do Lar da Quinta da Sizuda, na periferia de Évora e onde foi detetado um surto de covid-19, que se encontravam internados no hospital, dois ainda permanecem na unidade, já que “um outro utente teve alta clínica para o lar”.

“Temos, de momento, apenas dois utentes do lar internados na enfermaria ‘covid’, um homem e uma mulher, ambos de 80 anos”, disse fonte hospitalar.

 

O primeiro caso de covid-19 detetado neste lar ilegal da cidade foi o de um idoso que foi transportado, há precisamente uma semana, para o HESE, onde fez o teste à doença, que deu positivo. Na sexta-feira, foram realizados testes aos restantes utentes e a todos os funcionários do lar, tendo sido verificado que todos estavam infetados.

 

No total, segundo as mais recentes informações divulgadas pela Câmara de Évora, na terça-feira, havia 52 pessoas diretamente atingidas por este surto da doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2. Destas, 40 diziam respeito o lar, ou seja, 31 idosos, que agora passaram a ser 30, e nove funcionários, enquanto as outras 12 são pessoas da comunidade.

 

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo revelou que o número de casos na comunidade passou para 13 e disse que “continua a decorrer o rastreio epidemiológico de contactos, o que implica a realização de mais testes”.

 

No Lar da Quinta da Sizuda encontram-se 28 utentes e nove trabalhadores, todos infetados com covid-19. Os idosos aguardam transferência para uma residência de estudantes na cidade, cedida pela Universidade de Évora. O presidente da câmara, Carlos Pinto de Sá, chegou a referir aos jornalistas que a transferência deveria acontecer “entre terça e quarta-feira”, depois de a residência universitária ser preparada para o efeito, mas até hoje não foi concretizada.

 

O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Évora foi ativado na segunda-feira ao final da tarde, por determinação da Comissão Municipal de Proteção Civil do concelho, numa reunião extraordinária. Na mesma reunião, a comissão deliberou, entre outras matérias, solicitar ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Alentejo Central, em articulação com o HESE, “o seguimento clínico dos utentes, até à determinação da cura”, e ao Centro Distrital de Segurança Social “a substituição da equipa de trabalhadores” que atualmente acompanha os utentes, dado que “a maioria se encontra infetada”.

 

De acordo com o autarca de Évora, o lar está ilegal por se localizar numa zona da cidade cujo plano de urbanização não permite este tipo de estruturas.

Comentários