Diário do Alentejo

Roteiro “Pelos campos de Beja” é apresentado na quinta-feira

05 de junho 2019 - 16:10
DR

O roteiro “Pelos campos de Beja – Histórias que convidam à visita”, uma edição da Câmara Municipal de Beja e do Centro Unesco para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial de Beja, com ilustrações de Susa Monteiro e textos de Marcos Pereira e André Tomé, vai ser apresentado na quinta-feira, dia 6, às 21:30 horas, no Centro Unesco de Beja.

A apresentação está integrada na programação do Festival Internacional de BD de Beja, que está a decorrer até ao dia 16.

No sábado, dia 8, o roteiro será dado a conhecer na Feira do Livro de Lisboa (17:00 horas).

Segundo os promotores, “Pelos campos de Beja – Histórias que convidam à visita” é um roteiro “que percorre pausadamente, como se recomenda no Baixo Alentejo, freguesias e lugares do concelho de Beja. Não é um roteiro turístico clássico de referências icónicas. Propõe antes uma viagem a algumas das histórias dos lugares, ao ambiente que se pode sentir nas belíssimas aldeias, aos bancos caiados de branco e às personagens que ainda lhes dão vida”.

“É um documento para várias perceções: os textos permitem conhecer o génio destes lugares e as ilustrações de Susa Monteiro são um convite que alimenta e enriquece o imaginário da visita”, adiantam.Este roteiro está inserido numa linha de publicações intitulada “Caminhos da Memória” e terá em breve “a acompanhá-lo um outro roteiro dedicado às ruas de Beja”, intitulado “Pelas ruas de Beja – Histórias que convidam à visita”.

Os dois roteiros, que terão traduções em inglês e em espanhol, são publicações cofinanciadas pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e União Europeia. A sua distribuição será gratuita.

Comentários