Diário do Alentejo

Reeditados "Contos", de Fialho de Almeida

30 de junho 2021 - 10:15

Uma reedição de 1000 exemplares do livro “Contos”, de Fialho de Almeida, “há muito esgotado”, foi apresentada no passado sábado, dia 19, em Cuba, para assinalar o 2.º aniversário do museu dedicado ao escritor

 

A apresentação decorreu no Museu Literário Casa Fialho d’Almeida, com intervenções de António Cândido Franco, professor de Literatura e Cultura Portuguesa da Universidade de Évora, do presidente do município, João Português, e da responsável da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlen)), Ana Paula Amendoeira.

 

A reedição, patrocinada pela Câmara e pela DRCAlen, chegará a “algumas livrarias”, mas será essencialmente “distribuída por bibliotecas municipais de todo o país”, explicou João Português, acrescentando que o objetivo é “espalhar a obra” de Fialho de Almeida (1857-1911), natural do vizinho concelho de Vidigueira, mas que viveu e faleceu em Cuba. A reedição estará também à venda na Casa Museu dedicada ao escritor, “um dos autores portugueses mais importantes do final do século XIX e princípio do século XX”.

 

“É uma homenagem física e necessária para lembrar o escritor e a figura maior do concelho de Cuba. Queremos voltar a trazê-lo para a ribalta”, sublinhou o presidente da Câmara de Cuba, lembrando que o livro, publicado pela primeira vez em 1881, está “há muito esgotado”.

 

A reedição da obra de um escritor “controverso, muito crítico e mordaz em relação à monarquia, primeiro, e à república, depois” e que, por esse motivo, “acabou por ser um pouco esquecido”, faz parte de uma série de iniciativas para recuperar a notoriedade a nível nacional do autor, nascido em Vila de Frades.

 

Há dois anos, a 10 de junho, foi inaugurado o Museu Literário Casa Fialho d’Almeida e, no ano passado, atribuído um prémio literário, no valor de cinco mil euros, que a autarquia pretende recuperar “de dois em dois anos”. Nesse sentido, a Câmara pretende continuar a reeditar títulos da obra de Fialho de Almeida e a próxima a ser recuperada será, “em princípio”, o volume de folhetins “À Esquina”.

 

As reedições contam com o apoio da DRCAlen, que tem vindo “a colaborar ativamente na divulgação deste escritor maior da literatura portuguesa, de Cuba e de Vila de Frades”, refere a diretora do organismo, Ana Paula Amendoeira, sublinhando que Fialho de Almeida “é muito importante do ponto de vista literário, mas tem, depois, os particularismos que têm a ver com o Alentejo”.

 

O livro de contos agora reeditado inclui “textos que têm muito a ver com a região, apesar de a sua qualidade literária ir muito para além dos limites territoriais onde nasceu”, destacou a diretora regional de Cultura, salientando também a “visão crítica, jocosa, humorística e com crítica desassombrada ao ‘status quo’ da época” em que o autor viveu: “Precisamos de pessoas na área da cultura que nos provoquem de forma desassombrada sobre o que são as certezas cómodas, que nunca são boas conselheiras para o espírito crítico”, concluiu.

Comentários